quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Workshop: Escrita de Romance - Lisboa

Workshop Restart
Escrita de Romance
5, 12 e 19 de Março
Formador | João Tordo

A Restart, Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, vai realizar nos dias 5, 12 e 19 de Março o workshop de Escrita de Romance, com formação a cargo de João Tordo.

Composto por 24 horas de formação, este workshop tem por objectivo transmitir aos formandos a melhor forma de estruturar um romance, da ideia original ao tratamento e enveredando ainda pelo desenvolvimento e conclusão dessa ideia.

Dirigido a estudantes, profissionais da área da escrita, romancistas e aspirantes a romancistas, o Workshop Escrita de Romance será conduzido por João Tordo.

Do storyline ao plotline, passando pela importância dos pontos de viragem, a importância do parágrafo inicial e os plot points ao longo do enredo, armadilhas, ganchos, flasbacks e outras técnicas.
A divisão de um romance em três actos, o significado de cada acto, os momentos fundamentais: a crise inicial, desenvolvimento, clímax e resolução. A revelação das personagens, bem como a noção de mudança e importância do arco narrativo.

As cinco componentes do romance: descrição, diálogo, acção, pensamento e exposição e muito muito mais será abordado neste workshop.
João Tordo, formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e escrita criativa em Londres e em Nova Iorque. Publicou , entre outros, n’ O Independente, Sábado, JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, ELLE, e na revista Egoísta.

Em 2009 venceu o prémio Literário José Saramago com o seu terceiro romance “As Três Vidas”. Publicou ainda o Livro dos Homens sem Luz (2004), Hotel Memória (2006) e, recentemente, “O Bom Inverno” (2010).

Trabalha como tradutor, guionista, cronista e formador em workshops de ficção.

LINKS
http://joaotordo.blogs.sapo.pt
http://www.wook.pt/Authors/detail/id/30862

PREÇO
Inscrição - 50€
Geral + 170 €
| comunidade restart: 20% desconto
| dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
| parceiros restart: 10% desconto
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até uma semana antes do início

Restart
Rua da Quinta do Almargem, 10, Belém
Tel. 213609450 - Fax. 213609459
E-mail. info@restart.pt
http://www.restart.pt