sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Workshop de Voz - Águeda

para quem a voz é uma ferramenta de trabalho

ÁGUEDA, 28 Março a 1 Abril 2011
pelo actor Ruy Malheiro

A d’Orfeu acaba de abrir inscrições para o Workshop de Voz, uma nova proposta d’Formação, que decorrerá de 28 Março a 1 Abril 2011, em horário pós-laboral, em Águeda. Orientado pelo actor Ruy Malheiro, este curso intensivo é dirigido a artistas, profissionais de comunicação ou marketing, estudantes, professores e todos aqueles para quem a Voz é um instrumento imprescindível para o seu trabalho. As inscrições estão abertas.

No dia-a-dia é comum falarmos sem especial preocupação com a forma como usamos a voz e, por vezes, criam-se vícios e incorrecções na utilização do aparelho vocal. Mas, especialmente para quem utiliza a voz no seu trabalho, tal como no teatro, tudo deve ser claro, articulado e com controle vocal, ou seja, com uma boa dicção para que o texto passe para o público com intenção e clareza, a fim de estabelecer-se boa comunicação.

Este workshop visa estimular, em cada um dos participantes, todas as capacidades expressivas ao nível da linguagem verbal – dar acção à palavra e à voz. O trabalho a desenvolver visa dotar os formandos de um conjunto de ferramentas básicas para o trabalho com e da Voz, por forma a conhecer o seu próprio aparelho vocal, usá-lo correctamente e potenciá-lo. Os conteúdos abordados incluem o aquecimento físico e vocal, a respiração e o relaxamento, a colocação e projecção da voz, a articulação e dicção, a postura, o alinhamento do aparelho vocal, os trava-línguas e a interpretação de textos.

As inscrições são limitadas e estão abertas até 23 de Março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dformacao@dorfeu.pt, nos suportes web da d’Orfeu a partir do site http://www.dorfeu.pt/, pelo telefone 234603164 ou presencialmente na d’Orfeu. Os membros das Associações do concelho de Águeda beneficiam de um incentivo de 50% nas inscrições, no âmbito do novo Protocolo entre a d’Orfeu e a Câmara Municipal de Águeda.

NOTAS BIOGRÁFICAS
Ruy Malheiro, conhecido pelo seu percurso teatral na ACERT, terminou o Curso de Design de Moda no Porto em 1995. Em 1997, terminou o Curso de Iniciação Teatral do CITAC, em Coimbra. Complementou a sua formação com inúmeros workshops orientados por nomes como Aldara Bizarro, Ana Pontes e Boris Nahálka, entre outros. Enquanto actor conta com cerca de 70 participações em espectáculos, a maioria deles no Trigo Limpo teatro ACERT (Tondela), em boa parte dos quais assinou também a concepção de guarda-roupa. Dentro da área teatral, cuja carreira como actor e produtor desenvolve actualmente em Lisboa, tem uma vasta experiência de assistência de encenação, direcção artística, direcção coreográfica, direcção de produção, direcção de guarda-roupa e caracterização, operação técnica de luz e produção, caracterização, cabaret, formação de actores, de voz, de movimento e coreografia. Conta ainda com participações pontuais em séries para televisão e em locução.