sexta-feira, 29 de abril de 2011

Conferências - Tondela

REIMAGINAR A CIDADE: Cultura, Cidadania e Comunidade
Conferência ACERT e CES

Uma reflexão sobre a importância da Arte e da Cultura na recuperação das cidades.* Conferência no âmbito do Projecto “365T+ Tondela - O Desafio da Prosperidade”


No âmbito das acções de animação do “Projecto de Regeneração Urbana de Tondela 365 T+ O Desafio da Prosperidade”, a ACERT promove um ciclo de conferências. Estes encontros, que contam com a participação de especialistas nacionais e internacionais, pretendem fomentar uma discussão sobre os processos de regeneração urbana e o seu impacte na revitalização das cidades.

Esta primeira sessão conta com a participação dos professores Malcolm Miles, da Universidade de Plymouth, de João Teixeira Lopes, da Universidade do Porto (UP), e de Claudino Ferreira, da Universidade de Coimbra (UC). Os três especialistas prometem um debate interessante não apenas sobre o futuro das cidades que estamos a (re)construir, mas também sobre o papel da Cultura neste contexto.

A iniciativa realiza-se em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da UC e o Programa de Mestrado e Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas da Faculdade de Economia da mesma Universidade. Trata-se de uma colaboração dotada de grande importância estratégica para a avaliação, estudo e implementação de políticas públicas na área do Urbanismo. Esta acção não se esgota, porém, num debate puramente teórico, mas pretende dotar-nos de conhecimento e práticas conducentes a uma intervenção mais sustentada na nossa comunidade.

Programa*
15:00 Sessão de boas-vindas aos participantes: ACERT e Câmara Municipal de Tondela
15:15 Intervenções

Prof. MALCOLM MILES
"Home Is Where We Start From"

Nota biográfica
Professor de Teoria Cultural na Universidade de Plymouth, Malcolm Miles é um reputado investigador com um vasto trabalho de pesquisa e reflexão na área da Cultura Contemporânea, nomeadamente no que concerne à sua importância na vida das cidades. Os seus interesses de investigação abrangem os campos de Teoria Cultural Crítica; Crítica Cultural e Arte Contemporâncea; e Teoria Utópica.
Entre as suas publicações mais recentes, destacam-se os livros Urban Utopias: the built and social architectures of alternative settlements (London, Routledge, 2008); Cities & Cultures (London, Routledge, 2007) e Urban Avant-Gardes: art, architecture & change (London, Routledge, 2004).

Prof. JOÃO TEIXEIRA LOPES
“A cultura a partir do território”

Nota biográfica
O sociólogo João Teixeira Lopes é também Professor Catedrático e Director do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da UP. Dirige igualmente o Curso de Doutoramento em Sociologia na mesma instituição, bem como a Revista Sociologia. As suas áreas de pesquisa englobam a Sociologia da Cultura e Políticas Culturais; Sociologia da Juventude; Sociologia da Educação, e Sociologia Urbana.


Moderador
Prof. CLAUDINO FERREIRA

Nota biográfica
Doutorado em Sociologia, Claudino Ferreira é investigador do CES e Professor da Faculdade de Economia da UC, onde co-coordena os programas de Mestrado e Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas. É também director da Revista Crítica de Ciências Sociais, editada pelo CES. Tem desenvolvido investigação nas áreas da Sociologia da Cultura, das Cidades e Culturas Urbanas; Práticas e Políticas Culturais; e Agendas Criativas para as Cidades.

É autor, entre outras, das obras Atlas Cultural da Região Centro. Um estudo sobre os recintos de espectáculo (Coimbra, DRCC, 2011; em co-autoria); “Cultura e regeneração urbana: novas e velhas agendas da política cultural para as cidades” (Revista Tomo, 16, 2010); e "Intermediários culturais e cidade”, in C. Fortuna e R. P. Leite, orgs., Plural de cidade: novos léxicos urbanos (Coimbra, Almedina, 2010).



A Conferência contará com tradução simultânea.
Podem descarregar o programa, bem como a ficha de inscrição neste link: http://www.acert.pt/programacao/registo.php?id=513