5 - 7 de Maio | balleteatro
5 e 6 de Maio das 19h30 às 21h30 - 7 de Maio das 9h30 às 13h30
Formadora Vera Mota
Destinatários Profissionais das artes performativas, Teatro e Dança.
É com o intuito de repensar o modo como o corpo participa na criação artística, nomeadamente na performance, que proponho este workshop. Perante um corpo desgastado por sucessivas representações, há que procurar estratégias que permitam diminuir a sua literalidade, preservando e fazendo uso das suas potencialidades enquanto “objecto” comunicante.
Este momento de pesquisa servirá para encontrar e testar mecanismos que permitam eliminar a certeza manifesta do corpo quando este é o tema, suporte ou meio para a produção de trabalhos. Abrindo-se aqui espaço para a interrupção, senão mesmo, suspensão do seu sentido.
Distinto de um qualquer objecto inanimado que o represente, o corpo, ainda que imóvel, possui uma incessante comunicabilidade e abertura ao exterior. O aqui e o agora da performance fazem com que a obra/ representação coincida com a vida/ realidade.
Tendo consciência do quão gasta a imagem do corpo se encontra, o que se pretende, neste workshop, é ir à procura de um novo entendimento das funções e potencialidades do corpo. Assim, após uma breve exposição dos interesses e ideias dos participantes, serão realizados exercícios que permitam desenvolvê-las, percebendo em que medida e de que forma o corpo será usado; numa pesquisa que incidirá sobre a presença, modos de apresentação e confronto do corpo com o público.
LOCAL
Balleteatro
Praça 9 de Abril, 4200-422 Porto
INSCRIÇÕES formacao@balleteatro.pt | Tlm: 937631900 | Tlf: 225508918