terça-feira, 17 de maio de 2011

FIM'2011. Artist talk: Tina Tarpgaard

Código e corpo – uma dramaturgia múltipla
02.06 | 17h00
ISMAI – Grande Auditório

Estão abertas as inscrições para a conferência da coreógrafa dinamarquesa Tina Tarpgaard a decorrer durante a 1ª edição do Festival Internacional Multimédia, no Instituto Superior da Maia, dia 2 de Junho de 2011, às 17h00.

As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas enviando um e-mail para tec-celcc@ismai.pt

O espaço projetado pode, enquanto moldura em volta do corpo que dança, criar uma cenografia mutável. Porém, a introdução de software que permite a deteção de movimento abre outras possibilidades: ao detectar o movimento do performer no espaço, é possível deixar o próprio corpo manipular a cenografia. Assim, o movimento do corpo “ordena” a cenografia. Desta forma, surge uma parceria entre o performer e o espaço performativo. O espaço é, agora, dinâmico e responde ao corpo: velocidade, gestos, volume. Esta relação próxima entre corpo e tecnologia, conduziu-nos [Recoil Performance Group] a um processo de trabalho no qual a pesquisa, desenvolvimento do conceito e narrativa, surgem de uma colaboração entre coreógrafo e criador multimédia, que se reflecte na linguagem e composição dos espectáculos.

Tina Tarpgaard
Estudou Dança na Rambert School no Reino Unido e na Rudra Bejart na Suíça. No final da década de noventa inicia carreira como bailarina, tendo pertencido ao Danish Dance Theatre (2001-2005). Em 2002 começa a desenvolver as suas próprias coreografias, debruando-se sobre as relações corpo(s)/espaço(s). Actualmente os seus projectos conbinam a linguagem coreografica com softwares de detecção de movimento, explorando a expansão do corpo pela manipulação sincronizada do ambiente virtual. Fundou o Recoil Performance Group em 2003 e desde então o seu trabalho tem vindo a ser apresentado em diversos festivais internacionais, tendo recebido em 2010 pela sua obra FROST o Reumert Award para melhor performance do ano.
até dia 25 de Maio de 2011