segunda-feira, 23 de maio de 2011

Workshop “um PASSO no Ar” - Porto

Curso de movimento acrobático
4 e 5 de Junho
BellyStudio, Porto

Neste curso apresentamos uma viagem ao mundo da acrobacia e da exploração do movimento nos ares. Utilizando técnicas diversas como as do contacto-improvisação, body-mind centering e acrobacia circense, propomos aos participantes de experimentarem o movimento acrobático.
Partimos sobretudo da exploração através do espaço e como se apoiar nele para voar. Como utilizar o corpo do outro como apoio e como conseguir se tornar ligeiro para levantar vôo?
É antes de mais uma viagem ao interior de si e das potencialidades escondidas do corpo, soltar amarras e quebrar as barreiras da gravidade através do toque e do movimento.

Objectivos:
 exploração das capacidades expressivas do corpo e da voz
 desenvolver a escuta sensorial no trabalho de movimento
 compreender o espaço e o outro como apoios ao movimento aéreo
 experimentar conceitos tais como os de peso, espiral, impulso , momentum e projecção
 explorar saltos e figuras acrobáticas

Duração
12h

Público alvo

Estudantes das artes perfomativas (teatro, dança, circo) e todos os interessados com uma formação básica na área do movimento

Material necessário
Os participantes devem trazer roupa cómoda e confortável

Horário
10h-13h | 14h-17h
Domingo 17h-19h Jam session (entrada livre)

A formadora
Eva Marques Ribeiro
Formada na Escola Internacional de Teatro Físico Jacques Lecoq, em Paris.
Dá os seus primeiros passos no ar na cidade do Porto, em trapézio fixo e movimento acrobático. Voa mais tarde para Paris, onde faz o ninho, aprendendo a voar no trapézio com Lili Dehais (Le Tourbillon) e Clemence Cocconnier (Clastic Theatre) e onde realiza a sua formação como actriz física, seguindo os ensinamentos de Jacques Lecoq. Já em Barcelona, dedica-se a pino e cambalhotas com a ajuda de Christian Atanasiu na Escola Berty Tovias. Sempre buscando a linha do movimento circense ligado à poesia do movimento, descobre no Contacto Improvisação e nas técnicas circenses, inspiração para a criação de um teatro físico, dançado, energético e criativo, processo que o seu curso vem agora propor aos participantes no Belly Studio, no Porto.

O espaço
BellyStudio
Espaço emergente de criação e expressão pela dança.
Desenvolve um conjunto de actividades regulares na área da dança e da música oriental, promovendo igualmente outros estilos como os da electro dance, sapateado, contact-improvisation, etc

Rua Pinto Bessa, nº 11
Sala 6, Campanha-Porto
(junto à estação de campanha)
blog – bellystudio.blogspot.com

Inscrições e informações
Email
evanaquela@gmail.com

Telefone
93 758 76 30