quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AND_LAB: Investigação Artística e Criatividade Científica

Em Setembro o Atelier RE.AL dará início ao "Anthropology and Dance Laboratory", o primeiro laboratório de investigação artística e criatividade científica organizado no âmbito do projecto AND_LAB, orientado pelo coreógrafo João Fiadeiro e a antropóloga Fernanda Eugénio. Os interessados podem candidatar-se a workshops com gradações de intensidade e duração variadas: entre as 3 horas, os 3 dias, as 3 semanas e os 3 meses. O método de Composição em Tempo Real, desenvolvido por João Fiadeiro, será a “linguagem” comum utilizada durante esta investigação, funcionando enquanto plataforma teórico-prática de encontro e confronto entre os vários intervenientes.

Para além da sua actividade principal e mais conhecida enquanto coreógrafo, bailarino ou director artístico da RE.AL, João Fiadeiro tem-se afirmado enquanto investigador nas áreas da improvisação, composição coreográfica e direcção de actores. O método de Composição em Tempo Real é o centro da sua investigação que tem sido lentamente estruturado e sistematizado através de workshops, conferências e masterclasses orientadas em Portugal e na Europa desde 1995.

O 'Anthropology and Dance Laboratory' adoptará a forma do metálogo - do pensar-fazer do próprio através do pensar-fazer do outro, contaminação e re-invenção cruzada de problemas, questões e modos de funcionamento. Será uma investigação sobre a existência/resistência entendida e vivida como re-existência. Ou seja, não como acto de 'colocar-se contra', mas como acto de 'colocar-se com'. Daí a importância crucial de se alargar a compreensão do que seja uma composição: muito claramente, um 'pôr-se com' o outro, a posição de cada agente dada pela relação com os demais, a posição consequente, a 'com-posição'. Não há espectadores; não há artistas, não há
investigadores: somos todos artesãos do nosso próprio acontecimento.
Atelier Real

O Atelier Real é uma estrutura financiada pela Direcção-Geral das Artes/ Secretaria de Estado da Cultura.

Mais informações:
http://and-lab.blogspot.com
andlab@re-al.org