quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Concurso Nacional "Monumento do Associativismo Jovem"

O Instituto Português da Juventude (IPJ) alargou até 9 de Setembro o prazo para apresentação de candidaturas ao Concurso Nacional "Monumento ao Associativismo Jovem", uma iniciativa inserida no âmbito do Ano Internacional da Juventude (AIJ) que pretende homenagear o "movimento associativismo jovem", através da arte e criatividade dos jovens. No domínio da arte pública, os candidatos deverão apresentar uma proposta de intervenção em espaço público exterior/escultura, com as dimensões mínimas de 3.00m de altura. Considerando uma eventual e posterior produção da obra, assim como a sua colocação em espaço público exterior, a proposta apresentada deverá ser concebida tendo em consideração aspectos como a facilidade de instalação, resistência dos materiais a condições climatéricas, segurança, sustentabilidade económica e ecológica. Do Dossiê de Projecto deverão constar a identificação do concorrente, a memória descritiva do projecto e a ficha da técnica da obra.

Podem participar jovens artistas portugueses, em nome individual ou colectivo, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, inclusive. A cada participante será permitida, no máximo, a apresentação de um projecto. Serão apurados três vencedores, aos quais serão atribuídos prémios no valor de 1.500,00 Euros (1º prémio), 500,00 Euros (2º prémio) e 250,00 Euros (3º prémio).

As candidaturas decorrem até 9 de Setembro de 2011 e podem ser entregues ou enviadas para um dos seguinte locais: Serviços Centrais do IPJ; Lojas Ponto Já do IPJ, sediadas em: Aveiro; Beja; Braga; Bragança Castelo Branco; Coimbra; Évora; Faro; Guarda; Leiria; Lisboa; Portalegre; Porto; Santarém; Setúbal; Viana do Castelo; Vila Real e Viseu.

O Regulamento do Concurso e a respectiva Ficha de Inscrição estão disponíveis no Portal da Juventude, em http://www.juventude.gov.pt.

Mais informações:
www.juventude.gov.pt