quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Aulas de dança no espaço mítico

danças no b.leza
aulas de dança no espaço mítico
Domingos 21h

FESTA DE QUINTAL
com uma AULA e um SHOW de
SEMBA

Convidados:
BONIFÁCIO MÁRIO AURIO (Angola)
& LÚCIA NOGUEIRA  (Portugal)

11 de Novembro
...comemorando a Independência de Angola...
http://www.facebook.com/events/125485367604891/

“Neste workshop no B.Leza queremos acima de tudo trazer o espírito de dança que se vive nas escolas em Luanda, trazer um pouco da metodologia de aprendizagem, do jogo de passada e do sentido de farra e festa do povo Angolano.”

Em Angola dança-se na rua, no quintal, no casamento, na festa de pedido, em todo o lado onde a inspiração surja. Dia 11 vamos “escrever o nome” no chão do Bleza.

O Semba enquanto género musical é mais fácil de situar no tempo do que dança, é difícil determinar com exatidão quando se começou a dançar, onde, de que forma e que dançarinos foram os seus precursores. O Semba tanto na sua forma musical quanto na dança é mais um exemplo da criatividade Angolana, que não se deixa abalar nem nas condições mais difíceis, como foi o caso da sobrevivência do Semba a pressões culturais coloniais e sobretudo durante todo o período de instabilidade política e subsequente período de guerra, que vai desde os anos 40 aos anos 70.

O Semba actual é resultado de um processo complexo de fusão e transposição, tanto na música como na dança existe um processo evolutivo notório, a clara noção de que o Semba cresce e expande-se, tanto na forma de cantar como de dançar, mas com uma clara noção de respeito pelas raízes. Os percursores do Semba criaram um estrutura cultural base para todo o panorama que se seguiu

Quando se fala do semba enquanto estilo de dança há um nome sonante, considerado o melhor de sempre: Mateus Pelé do Zangado que até Fevereiro de 2012 e principalmente nos anos 60, 70 e 80 encantava a “riscar salão”, muitas das vezes com a sua parceira de eleição Joana Pernanbuco.

Nos dias de hoje há um nova vaga de bailarinos, jovens que vivem o Semba e a Kizomba enquanto elemento máximo da identidade Angolana e que apostam na sua difusão não só em Angola mas levando a sua arte a novos quadrantes mundiais.

Bonifácio Mário Aurio
Professor e Bailarino da Escola de Dança Kandengues Unidos (Luanda)
4.º Classificado no Concurso de kizomba FestAngola 2011
Vencedor do Concurso de kizomba FestAngola 2012
Vencedor do Concurso Internacional de Kizomba - AfricaDançar 2012
Professor, Bailarino e Organizador de Eventos da Mukanus Produções M.P.

Lúcia Nogueira
Vencedora da Eliminatória AfricaDançar Lisboa 2012
Finalista do Concurso Internacional de Kizomba - AfricaDançar 2012
Finalista do Semba Challenge 2011/2012 - Barrio Latino Lisboa
Professora, Bailarina e Organizadora de Eventos da Mukanus Produções M.P.

Preço especial: 5€

b.leza
r. cintura do porto de lisboa,
armazém b (cais do sodré)
+ info: 963612816 ou info@dancas.pt
www.facebook.com/dancas.pt