quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Audição/ ENCONTROS INNI Eclipse Companhia de Arte

A Eclipse Arte dá toda a ênfase à relação entre artistas e públicos em contexto eco arte. Para o ano de 2013 elege-se o desafio de fazer da Eclipse Arte um espaço cultural onde o público complementa as obras dos artistas, transformando arte em objeto social da vivência coletiva. Os Encontros INNI são momentos para fazer confluir quem assiste e quem age, proporcionando fluxos de eco criação e inter-aprendizagens. Auscultar e refletir sobre transições, através do Teatro de autoria portuguesa.

PROGRAMACAO ENCONTROS INNI LISBOA

Entrevistas previas:
Dias 28 e 29 de Dezembro  DE 2012,das 14 as 16h, marcações previas, para 15 minutos de conversas. Na esplanada do Palacete da Estefânia,

Audição:
Dia 5 de Janeiro, sábado, pelas 19 h, Palacete da Estefânia (EMTC, antiga casa dos dias de agua) , Rua Estefânia 175, Lisboa(metro Saldanha).

A audição começa com aquecimento e formulações de dança, musica e teatro.
Pelas 22h, chegam convidados da eclipse arte e dos próprios artistas para complementarem o evento de titulo “Coracao Pulsatil”. Neste evento, filmado e fotografado espera-se que venha ao de cima a certeza de que faz sentido, ou não, a continuação da colaboração profissional artística.
Assim os artistas selecionados nas entrevistas estarão disponíveis para participar na performance/audição.
A audição fara parte de um ato profissional remunerado.

Acerca de
Coração Pulsátil
peça de Teatro/Dança/Música 
Eclipse Companhia de Arte (29 ªcriação) 

Os conceitos de eros, almas gémeas e coração, estão na origem deste work in progress... trata do encontro de corações, em passagens e reencontros da Vida e dos seus caminhos, trazendo o Amor e as memórias das Almas que partilham e se partilham. O movimento, os sons de cura e a voz entrelaçam-se e partilham deste processo de reminiscência, recordação e fusão. Encontros e desencontros, caminhos cruzados e paralelos, partida e retorno... Despertar de sentimentos, emoções e transmutação...Sentir o coração! Provavelmente o Amor!http://www.youtube.com/watch?v=Ri4SF91ZnZY&list=FLeNiGwzB1kcDkAe2yca_gIw&index=3&feature=plcp

Os ENCONTROS INNI são um conjunto de iniciativas artísticas em contexto de Eco Arte - arte assente sobre os pressupostos da sustentabilidade e da transição para um novo paradigma da humanidade.
As criações teatrais e ações educativas que constituem os Encontros INNI, convergem num evento anual em formato de festival itinerante - o INNI Festival 2013. Da relação intimista entre artistas e públicos, resulta uma relação abundante de interação profícua ao teatro: peças cujo propósito seja intervir junto dos públicos no sentido de consolidar processos de transição e estimulem uma relação mais harmoniosa com a natureza e com o outro. Predispondo-se a instrumentalizarem-se enquanto ferramentas de transformação social, as escolhas dos projetos teatrais espelham a necessidade de partirmos juntos para um futuro melhor.
“Povo de Profetas”, sinopse: unidos e contudo conscientes da especificidade de cada um de nós.
“Arriba Agostinho” premeia o espírito universal humano com a missão do Povo Luso: abolir fronteiras, erradicar prisões, tornar tudo abundantemente gratuito.
“ A Portuguesa”, anuncia a importância do universo feminino na resolução da crise que atravessamos- as mulheres articuladas com os homens, que respeitando-se integralmente, salvam o planeta.
 “Ensaios Paraíso”, é uma Performance Teatral e de Dança para lugares de evocação paradisíaca. A fruição destes lugares estimula uma nova abordagem à ideia de paraíso e dos dois arquétipos primordiais: Adão e Eva.
Os Encontros Paraíso são um projeto com a intenção de contribuir para uma nova harmonia entre géneros e recuperação/apropriação dos paraísos terrestres. As ações educativas propõem o Teatro como local para o desenvolvimento da comunicação e de dinâmicas horizontais, para a construção de novas formas de liderança. A realização do Inni Festival , na sua terceira edição, um festival itinerante cuja programação combina contextos urbanos e naturais, querendo fomentar a livre fruição das artes performativas em contacto com os lugares e os seres.

Os Encontros InnI apresentam Criação e Programação em coexistência, feliz.
A virtude principal da Eclipse Arte é a de representar no panorama do Teatro Português uma companhia e um trabalho de fundo único e ímpar nos seguintes itens:
É a única companhia que tem um eixo ibérico estruturado em três das principais metrópoles ibéricas: Lisboa, Porto e Barcelona.
É uma das mais motivadas estruturas artísticas para a mobilidade e para o diálogo meio urbano tecnológico com o meio rural natural.
Pelo seu percurso, pelos ciclos de pesquisa, investigação e experimentalismo que tomou nestes últimos onze anos, tem condições de fazer pontes entre arte e desenvolvimento pessoal.
É hoje seguro afirmar ser exemplar o seu treino para atuantes- para actores mas também aberto a bailarino(a)s, músico(a)s, artistas numa versão mais lata.
Incentivaremos aulas de formação na Eclipse Arte- fomentando a passagem deste treino que dão consistência aos performers. A par desta formação queremos criar um grupo grande em Lisboa, de 30-40 performers com a capacidade de edificar eventos de arte em qualquer lugar numa lógica do que Grotowski falou de Teatro Pobre- primazia ao ser humano na arte teatral –arte do encontro presencial.
Não é por acaso que actualmente co- programamos o palacete da Estefânia (antiga casa dos dias de água, dirigida por Lucia Sigalho), hoje também acolhendo nas suas instalações o curso de medicina tradicional chinesa. A ponte entre arte e a cura é possível de acontecer e de conviver – a saúde serve também para desfrutar da inspiração da vida. Faremos programação quer em 2013 quer em 2014.
A relação com a Câmara Municipal de Lisboa também acontece há vários anos. Considerada de interesse cultural para a cidade em 2009 pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal de Lisboa, as peças da companhia e o seu festival (Inni Festival) acontecem com o apoio da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro-Em 2013 continuaremos a dar seguimento a atividade teatral espetacular a formativa neste Teatro.
 Em relação ao Porto surge um novo desafio, em parceria com a Terra Na Boca: fortalecer a identificação do Bairro das Artes, faremos as apresentações das quatro peças no perímetro que vai do palácio de cristal, passa pelo museu Nacional Soares dos Reis, e envereda pelas ruas das galerias de Miguel Bombarda. Faremos ainda 12 show-cases – apresentações de curta duração em contextos de happenings e inaugurações- integramos o Ciclo de Movimento, Musica e Imagem da programação da Terra Na Boca- projeto Bairro das Artes. Esta parceria deixará marcas de referência pois seguirá também para 2014. Ainda de referir o nível que a Eclipse Arte na cidade do Porto- há quatro anos que encetamos parceria com o Teatro Nacional S. João, que se manifestou favoravelmente em 2010 e 2011 e que pensamos poder movimentar novamente em 2014. É importantíssimo o trabalho no Porto em 2013 por estas razões.
Em relação ao Carregado recebemos a proposta da ARCA para residirmos e programarmos o espaço. É uma antiga escola primária fechada há um ano. Neste espaço desenvolvemos ensaios e criamos condições de programação essencialmente para crianças e adolescentes num regime de livre acesso uma vez que as condições sócio-económicas são bastante deficitárias e existe um bairro cigano que faz fronteira com a escola e uma cintura industrial densa. A programação será articulada com os parceiros locais e outros agentes interessados nesta experiência. Será interessante ver o vídeo https://www.facebook.com/photo.php?v=108895222586548.
A nível internacional, desde 2009 que a Eclipse Arte é programada e programa em Barcelona, o historial da companhia nesta metrópole tem sido coerente, em parceria com a Bacantoh, Associon Cultural, que é uma companhia com espaço próprio, e trabalho interessante. Ver uma mostra do trabalho Eclipse Arte em parceria com a Bsacantoh Barcelona:http://www.youtube.com/watch?v=HpUrSUiA_pQ&list=UUeNiGwzB1kcDkAe2yca_gIw.
Em 2011 conhecemos em contexto de Inni Festival o artista Roger Kichalowski e é no decorrer do intercâmbio que se proporcionou esta ponte com o Brasil Profundo através da Séculos Indígenas do Brasil e da Casa Comum. Assim a possibilidade que temos de ter duas residências substanciais, total de45 dias no Brasil eleva , e muito, o trabalho da Eclipse Arte alem fronteiras, isto majorado com o ano português no Brasil, de que temos a oportunidade de fazermos parte da programação oficial .A ambos os parceiros estratégicos damos a possibilidade de virem a Portugal trabalhar a apresentar as suas obras, e é por isso que teremos programação de ambos. Ao nível ainda do Inni Festival , que vai para a 3ª edição, o Festival é uma oportunidade de exibir-nos todas as peças criadas pelas Eclipse Arte em 2013, bem como enquadrar os nossos parceiros estratégicos , este ano temos duas peças da Terra na Boca , o nosso parceiro do Porto, uma delas uma co-produção europeia. Temos ainda um ciclo temático do colectivo da casa Comum- Brasil e um peça e um workshop da Bacantoh- Barcelona. Serao abertas inscrições a artistas nas suas edições Inni Festival em Lisboa, Porto, Dornes, Montemor-O-Novo, Barcelona, Porto Alegre(Brasil).
 

Inscrições: enviar CV, Carta de Motivação, sinopse de uma ideia que gostava de concretizar nos Encontros INNI.
 

Contatos: eclipsearte@gmail.com, tel. 960140182; www.eclipse-arte.blogspot.com