segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Microlabs - Dez/Jan no c.e.m.

Contactos para inscrição e informação adicional:
producao@c-e-m.org 

21 887 17 63 – 91 803 01 69

Valentina Parravicini
Enquanto danço
Na pratica da dança, na medida em que colocamos o foco da nossa acçao no movimento que estamos a produzir vamos esquecendo outros movimentos que aconteçem enquanto dançamos. Ha muitas camadas de movimento para alem do movimento! a luz, o ar, o som, o espaço dançam connosco, mas tambem a nossa pele, o nosso sangue, os nossos orgaos, ossos e muscolos. Que corpo se cria, e que dança se cria, ao considerar estes movimentos como parte da nossa dança?

Luciana Chieregati
Coluna pela frente, coluna por atrás…
Nesses dois encontros, proponho uma aproximação à coluna vertebral através de um trabalho com toque e com a experimentação em movimento dessa grande estrutura que une as três "caixas-cestas" do corpo: o crânio, as costelas e a pélvis. No sonho de poder tocar com-desde o corpo os contextos e realidades que nos rodeiam e se calhar aproximar-se um pouquinho dessa relação entre eu e eu mesmo e o outro-outros-espaços.

Ibon Salvador
Dançar, Dançar, Imaginar
Para estas duas aulas proponho um trabalho em que a dança-movimento esteja em relação constante com as maneiras como imaginamos o nosso corpo e o espaço. Desde este ponto de partida desenvolveremos prácticas que entrecruzem fisicalidade, percepção e sentir do imaginário, buscando escutas mais afinadas do que cada um vai criando como linguagem própria de movimento.

Lyncoln Diniz
Criar enquanto caminho
Criar enquanto caminho propõe perguntar se a criação pode não parar.
A proposta é gerar um espaço de inquietações, movimentos e continuidades sem lugar fixo. Por isso começamos na rua e convidamos a nos acompanharmos nas mais pequenas transições sem nunca impossibilitar a criação de espaços no corpo e corpo no espaço. Permitir a geração de movimento entre um lugar e outro, transitando por diferentes caminhos, cruzando diversos interesses, sem interromper no corpo a abertura de desvios e outros trajectos, ou isola-lo dos fluxos que encontra enquanto percorre diferentes paisagens até o estúdio. Como continuar sem isolar e fragmentar o corpo, a criação, a rua, o estúdio, o desenho, a casa, a praça, a conversa, a escrita,  a dança…. ?

Sara Jaleco
Dançar Ligando…! Corpo e Movimento com o Sistema Ligamentar
Estas três aulas são um convite para ouvirmos o que pode ser ligar no corpo.
Os ligamentos são um tecido conectivo muito curioso! Trazem perguntas quando os estudamos e dançamos. O que será integridade no corpo? O que é ligar com elasticidade e resistência ? Ligar o quê e até onde ?!  Movimentos espirais, vais e vens que resistem, acompanham, dão viscosidade, não para romper, mas para estar lá a tecer, a relacionar, a ligar, com densidade. Assim parecem ir sendo estes tecidos que praticam uma certa precisão e direcção na relação entre. Um osso conversando com outro, não separando mas dando continuidade. Chega-se a uma extremidade e o fim da fibra não é um acabar, porque ela se confunde com a pele do osso, com a membrana do músculo, ou até mesmo com outro lugar de ligamento da malha viva que somos. Aproximando-nos da qualidade dos ligamentos pela exploração do movimento e do toque, e inventando o que quisermos, vamos mover entre os corpos e o espaço branco da Rua dos Fanqueiros, ligares, sustentos, resistências, direcções, rebonds, tensão, caminhos, elasticidades, fibras, fluidez, continuidades, e sabe-se la mais o quê!

Coletivo Qualquer
Feedback em Tempo Real
O feedback em tempo real é um dispositivo que vimos utilizando em nossa investigação como evidenciador de nosso desejo no outro. Cada vez que damos um feedback em tempo real, seja este falado ou em movimento, observamos um rasgo na composição a decorrer que imediatamente dialoga com nossa presença. Neste laboratório perguntaremos como convivem dois momentos, dança e feedback. E como as hierarquizações e ordenamentos que costumamos estabelecer entre eles se indeterminam e se reorganizam.