sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Coffeepaste recomenda (XXVIII)

Festival: Vodafone Mexefest
A Avenida da Liberdade volta a encher-se de música em Dezembro, para mais uma edição do Vodafone Mexfest. Com concertos espalhados por várias salas (este ano, 60 actuações para um total de 12 salas), o festival promete um cartaz diversificado capaz de agradar a muito gente. Outros há que se sentirão frustrados, pois a simultaneidade dos vários concertos obrigada a algumas escolhas.
No segundo dia do festival, sábado día 8, destaque para o fado de Aldina Duarte na Igreja S. Luiz dos Franceses (acompanhada por Júlio Resende ao piano, num formato próximo do jazz), Michael Kiwanuka (para muitas publicações, uma das revelações do ano, com uma mistura de folk, reggae e soul) e Django Django no Tivoli (banda escocesa também muito bem recebida pela crítica), Light Asylum no Ateneu Comercial de Lisboa (duo de pop electrónica e atitude rock) e Efterklang no São Jorge (dinamarqueses com uma carreira diversificada e difícil de definir, da folk à electrónica minimalista, e que, a julgar pelo concerto de estreia em Portugal há dois anos no MusicBox, tem tudo para ser um dos mais memoráveis desta edição do Mexefest).
Consulte os horários de todos os concertos 

Por Dinis Correia

Fotografia: Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira
Mais informações em: http://bienal12.wix.com/bf12

A Bienal de Fotografia é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira desde 1989, com o objetivo de promover a divulgação da fotografia enquanto expressão artística e constituir um espaço de interação e participação cultural.
Desde então, a Bienal de Fotografia tornou-se num momento importante no calendário cultural do Município, e já é consensualmente considerada uma referência a nível nacional, no que concerne a eventos desta natureza.
A Bienal de Fotografia tem cativado ao longo das diversas edições, os melhores nomes nesta área de expressão artística, atraindo não só o público já fidelizado a esta forma de arte, como cativando novos e diferentes públicos culturais.
A fotografia, ao fixar a realidade no tempo e no espaço,  adaptou-se exemplarmente às novas tecnologias, que vieram ampliar a capacidade criativa dos autores e potenciar a sua característica primordial enquanto elemento divulgador de um determinado território e de uma determinada cultura. 
Em cada Edição da Bienal são atribuídos três prémios no âmbito das seguintes temáticas: “Melhor Conjunto de Trabalhos”, “Concelho de Vila Franca de Xira” e “Tauromaquia”. Com a atribuição de prémio a cada um destes dois últimos temas, pretende a Câmara Municipal formular um convite à fixação dos elementos identitários do Concelho, destacando-se naturalmente a tauromaquia, enquanto elemento essencial dessa identidade.

Evento: Criativa -mente
8 de Dezembro 2012, 22h00
Convento da Trindade (Rua Nova da Trindade, 20)
Mais Informações em: https://www.facebook.com/mente.lisboa

A missão deste evento é trazer a expressão artística para locais de diversão nocturna habituados a linguagens diferentes. Provocar um confronto fecundo entre os artistas convidados e um público heterogéneo e particularmente exigente.
-Mente é uma estrutura de programação de trabalhos criativos de diferentes disciplinas artísticas, tais como: artes plásticas, cinema, dança, design, performance, música e teatro
Cada artista dispõe de oito minutos de apresentação para interpretar um tema num formato à sua escolha, sujeito apenas às condições do espaço, fazendo das noite -Mente um mostruário de pluralidade criativa repleto de objectos artísticos multifacetados.

Os convidados desta edição são: André Uerba & Ana Trincão, André Lopes, Ana Borralho & João Galante, Curtas em Flagrante, Feliz Lozano, Filho da Mãe, Isabel Ruth, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Lander Patrick & Jonas Lopes, Osso Vaidoso. Paulinho da Graça e Teresa Coutinho. Apresentação de Vítor d’Andrade