sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Curso: Songwriting in English - Lisboa

COM ERICA BUETTNER
Segundas | 20h às 22h
Janeiro a Março
Apresentação Final no SOU
50€ por mês | Inscrições para info@sou.pt

Juntamente com o Português, o Alemão, o Holandês, o Árabe e o Russo, o Inglês é aquilo que o linguistas chamam de língua “stress-timed”, isto é, o tempo da fala é ditado pelas sílabas tónicas de cada palavra e, por consequência, o seu ritmo é irregular. Na escrita e canto de canções estamos essencialmente a organizar palavras no tempo, desempenhando este processo um papel importante na forma como a canção irá soar. Cheias de consoantes difíceis, as línguas “stress-timed” são notoriamente difíceis de cantar. Contudo, muitos cantautores portugueses sentem-se inspirados pela música anglo-saxónica e pela língua inglesa estando corajosamente a enfrentar estes desafios nas canções que compõem em Inglês. Se já ouviste Fado cantado numa língua estrangeira, sabes que não deve ser uma tarefa fácil. Em Inglês, devido a tudo que as nossas línguas têm em comum, o desafio é exactamente o mesmo: muitas consoantes agrupadas, melodias e ritmos sincopados que devem reconhecer as sílabas tónicas para soar bem, e vogais que mudam de som quando caem sobre silabas átonas – é uma autêntica selva lá fora!

Objectivos
Neste Curso pretende-se aprofundar e melhorar a expressão da língua inglesa tanto na escrita de canções como na sua performance. Num ambiente de apoio à tua expressão criativa, vamos conhecer e aperfeiçoar técnicas de escrita de canções e adquirir novos conhecimentos sobre como cantar em inglês.

Este Curso terá como principais objectivos:
- Desenvolver a criatividade na ponte entre as palavras e a música e entre a linguagem e a melodia;
- Compreender a métrica poética em relação ao ritmo e fraseado de uma canção;
- Encontrar uma “voz” – uma forma autêntica e individual de expressão em inglês;
- Aperfeiçoar a fonética, gramática e aspectos idiomáticos da língua inglesa;
- Preparar técnicas úteis para a performance em palco e para as sessões de gravação;
- Desenvolver as vossas canções-em-progresso num espaço de apoio construtivo.

Formadora
Erica Buettner é uma cantautora norte-americana a viver em Lisboa com formação em Literatura Inglesa e Francesa e uma década de experiência como letrista, cantora e compositora. O seu percurso pela Europa teve inicio em Paris, onde completou os seus estudos e deu início à sua carreira musical escrevendo canções imersas no nosso tempo e actualizando referências como Leonard Cohen, Bob Dylan ou Joni Mitchell. Em 2009, a Erica visita pela primeira vez Portugal, a convite da Associação Lugar Comum, para três concertos em território nacional. A afinidade que sentiu pelo nosso país trouxe-a de novo até nós, desta vez, de malas feitas para ficar. Na bagagem trouxe o seu recente disco debut True Love and Water gravado e produzido por Pierre Faa num pequeno estúdio em Montmartre, Paris. True Love and Water é o reflexo das vivências da Erica Buettner em Paris, dos encantos e desencantos de viver a melhor juventude numa cultura estrangeira, com uma mão na caneta e ou tra na guitarra cantando as histórias das gentes que a rodeiam. Portugal tem sido o novo refúgio para esta cantautora e uma profícua inspiração para a composição de um novo ciclo de canções. À parte do seu trabalho a solo, a Erica tem vindo a trabalhar extensivamente com cantautores/músicos internacionais que compõem em Inglês como segunda língua.