sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aulas: Kizomba

danças no b.leza
aulas de dança no espaço mítico
Domingos 21h

KIZOMBA
O ponto e a vista
 

16 Dez: A vista
conversa e aula com HÉLIO SANTOS (Cabo Verde)
bailarino, coreográfo, professor,
finalista de P.A.R.T.S. na Bélgica
(The Performing Arts Research and Training Studios)
 

Duas opiniões diferentes sobre a Kizomba actual, com algumas digressões ao passado e uma tentativa de diagnosticar o futuro dela.

Após a conversa interessante com o produtor de eventos, Mukano Charles, um olhar diferente do Hélio Santos, coreográfo e mentor do projecto KizombaXtreme. O Hélio sublinha as influências que a Kizomba tem tido ao longo dos anos, que de certa forma justificam o que acontece com a Kizomba hoje em dia.

“KizombaXtreme surge porque acredito que as coisas que mais valem a pena na vida se devem viver de uma forma extremada. Uma grande paixão, só é grande quando nos absorve quase a totalidade do nosso tempo físico e mental. E aqui vive-se essa paixão, a paixão pela Kizomba. Aqui vive-se o que já deu, o que está a dar e o que vai estar a dar, mas que ainda ninguém sabe. Vive-se o que se passa cá dentro e tudo o que se anda a fazer, pela Kizomba, lá fora. Aqui vive-se a minha experiência e a de todos aqueles que acho relevante mostrar. Aqui respira-se Kizomba. Aqui é onde se vem para saber tudo o que nos apaixona nesta dança e desenganem -se todos os que pensam que isto é coisa de africanos. Aqui é onde o mundo inteiro dos kizombeiros se vai encontrar.”

Depois da conversa – a parte prática. Uma aula de Kizomba, num estilo muito diferente do que a aula do Bonifácio no Domingo passado.

Hélio Santos (Cape Verde)
Bailarino, coreografo e professor em Lisboa.
Concluiu na Bélgica a P.A.R.T.S. . (The performing Arts Research and Training Studios) em 2008.
Como coreografo criou “Agora” em parceria com Debora Rey 2007, “Cântico dos cânticos” 2012, “Living Through” 2008. Como Bailarino entrou em digressão com “Reine” de Anna Teresa de Keersmaeker e em 2009 na Opera “Criolo” de António Tavares e Vasco Martins.
Autor e mentor do projecto KizombaXtreme.

Preço especial: 5€

b.leza
r. cintura do porto de lisboa,
armazém b (cais do sodré)
+ info: 963612816 ou info@dancas.pt