quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Royal Court - programa de residências para dramaturgos emergentes

teatro | londres

O Royal Court Theatre de Londres desenvolve desde 1989 um programa de residências internacionais para dramaturgos emergentes, reconhecido como um projecto de formação avançada em teatro contemporâneo na perspectiva de uma interacção entre criadores e entre culturas. O IA e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam o candidato português assegurando o pagamento da inscrição, enquanto o British Council assume o pagamento das viagens. Para a edição de 2007 o Royal Court aceita inscrições até 1 de Março.

Este projecto não se esgota nas residências, mas prolonga-se nos países de origem dos criadores e também através da divulgação de obras teatrais de todo o mundo naquele que tem sido o principal espaço de aprsentação do teatro contemporâneo em Inglaterra desde 1956. O Royal Court tem contribuído para o (re)conhecimento internacional de criadores, dramaturgias e estéticas de um teatro contemporâneo que toma corpo e voz na Europa, América, Ásia e África.
Já participaram neste programa José Maria Vieira Mendes, Pedro Marques, Jorge Louraço Figueira e Guilherme Mendonça.

A residência deste ano vai realizar-se entre 15 de Julho e 11 de Agosto. Os interessados deverão enviar a proposta de candidatura para as três instituições financiadoras - IA, Gulbenkian e British Council - com o fim de solicitarem o respectivo apoio. As propostas deverão ser enviadas até ao dia 31 de Janeiro para cada uma das instituições, contendo os seguintes elementos:

- currículo;
- um exemplar do seu trabalho mais recente e uma breve descrição dessa obra;
- uma carta de motivação, incluindo as suas ideias sobre os princípios da escrita contemporânea para teatro;
- duas cartas de recomendação de personalidades que conhecem a sua obra.
- dados pessoais: nome; data de nascimento; morada permanente; morada para correspondência; telefone fixo; telemóvel; fax; e-mail.


Moradas para envio de propostas:
Instituto das Artes/ Gabinete de Teatro
Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 21 A
1070-072 Lisboa

Fundação Calouste Gulbenkian/ Serviço de Belas Artes
Av. de Berna, 45 A
1067-001 Lisboa

British Council
Rua Luís Fernandes, 1-3
1249-062 Lisboa

Mais informação:
Instituto das Artes/ Gabinete de Teatro
Catarina Oliveira
tel. 21 382 52 00
www.royalcourttheatre.com/