Para a 7ª edição da Semana(d)ança, a Bailarina Vânia Gala convida a bailarina húngara Eva Karczag
Nascida na Hungria, foi aí que iniciou a sua formação em dança, integrando, mais tarde, muitos dos movimentos experimentais na área da dança nos anos setenta.
No final dos anos sessenta muda-se para a Austrália. Entre 1976 e 1979, é co-fundadora e bailarina da companhia Dance Exchange (Austrália).
Entre 1973 e 1975 colabora como intérprete com a companhia britânica Richard Alston ' s Strider.
Muda-se para Nova Iorque onde, de 1979 a 1985, integra o elenco do Ensemble Trisha Brown Dance Company – Nova Iorque.
Participa como intérprete nesta companhia em coreografias marcantes do movimento de Dança Pós-Moderna como “Walking on the Wall” (1971), “Roof Piece” (1973), “Line Up” (1977), “Glacial Decoy” (1979) e “Set and Reset” (1983).
Durante este período viaja extensivamente apresentando espectáculos nos Estados Unidos da América, Austrália e Europa.
Desde de 1975 que coreografa os seus próprios trabalhos, apresentado-os no Danspace, St. Mark ' s Church, Nova Iorque; Dance Theater Workshop, Nova Iorque; Movement Research Presenting Series, Nova Iorque; The Knitting Factory, Nova Iorque; PS122, Nova Iorque; Dance Umbrella, Londres; ARTUS, Budapest, Hungria; Perth Institute of Contemporary Art, Australia; Theater de Liefde, Amsterdão.
Na área da improvisação colabora com vários artistas, como Fast Forward, Chris Mann, Malcom Goldstein, Pauline Oliveros, Annea Lockwood, Warren Burt, Richard Kerry, Chris Crickmay, Jim Fulkerson e Hilary Jeffrey.
O seu trabalho como formadora é influenciado por Técnicas de Improvisação, Técnica Alexander e por técnicas como T ' ai Chi Ch ' uan, Qi Gong, Ideokinesis e Yoga, às quais tem dedicado investigação e estudo durante as últimas décadas, sendo professora certificada pelo Alexander Technique Center.
Em 2005 foi uma das formadoras convidadas para o Mod 05, uma plataforma para reestruturar o ensino da dança na Alemanha, tendo sido membro da direcção de professores da European Dance Development Center (EDDC) – Arnhem, durante vários anos.
Desde de 1976 que se dedica à formação em diversas instituições como: Movement Research, (Nova Iorque); Trisha Brown Dance Company (Nova Iorque) Movement Intensives, (Nova Iorque); Sarah Lawrence College (Nova Iorque); Universidade de Wesleyan (Connecticut); Instituto Naropa (Boulder, Colorado), Universidade de Limerick (Irlanda); School for New Dance Development (Amesterdão, Holanda); European Dance Development Center (Arnhem, Holanda), Victorian College of the Arts, (Melbourne, Austrália).
Inscrições abertas no TAGV até dia 20 de Janeiro
Calendarização: Dia 26 de Janeiro 20h30 – 22h30
Aula Técnica (técnica Release)
Dia 27 de janeiro 11h00-13h00 Aula Técnica (técnica Release) 14h00-18h00 Composição – Performing Dance
Dia 28 de janeiro 14h00-16h00 Aula Técnica (técnica Release) 16h00-18h00 Músculo de Ideias
Público-alvo: Jovem (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifeste interesse nesta área.
Valor da Inscrição: 45,00 euros
Data Limite de Inscrição: 20 de Dezembro
Informações e inscrições abertas no TAGV
Para qualquer solicitação contactar:
Serviços Artísticos e de Produção Teresa Santos Tel. 239 855630
Fax: 239 855637
E-mail: s.artisticos@tagv.uc.pt URL: http://www.uc.pt/tagv
Teatro Académico de Gil Vicente Praça da República _ 3000-343 Coimbra
Tel.: +351 239 855630 _ Fax: +351 239 855637
E-mail:teatro@tagv.uc.pt_ Url: www.uc.pt/tagv