quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Coaching Lab - Colecção Privada

Laboratório de acompanhamento artístico com Rafael Alvarez
em colaboração com João Oliveira e Teresa Prima
Observador > André Soares

Datas
19 a 23 de Novembro
Horário
Dias 19, 20, 21 e 23 :: 11h00 - 16h00 Dia 22 :: 15h00 - 20h00 Dia 23 :: Apresentação informal :: 16h30
Local
Contagiarte Rua Álvares Cabral, 372 - Porto
Público Alvo
Coreógrafos, estudantes de teatro e dança nível avançado e criadores, cuja prática artística manifeste uma necessidade constante de reflexão, reformulação e desenvolvimento do seu trabalho individual.
Inscrição
55 euros Amigos, associados do NEC e alunos do espaço Contagiarte 38,50 euros (desconto de 30%)

Data limite de inscrições: 14 de Novembro

Nº limite de inscrições: 12

Nota
Desistências a partir do 1º dia de Workshop não implicam qualquer tipo de devolução.

COACHING LAB_Colecção Privada Laboratório integrado no projecto coreográfico "COLECÇÃO PRIVADA", último trabalho a solo de Rafael Alvarez (co-produção: Festival CITEMOR).

Conteúdos e Objectivos
Este laboratório focar-se-à num programa de coaching e feed-back para coreógrafos e outros criadores, proporcionando um espaço privilegiado à pesquisa, questionamento e experimentação de práticas coreográficas centradas num discurso autoral e no formato solo (preferencialmente); Terá como enunciado formal o desenvolvimento aprofundado de pesquisas e experiências que associem, cruzem ou problematizem o papel dos objectos, o seu uso ou manipulação enquanto metodologias, técnicas ou linguagens iconográficas e/ou conceptuais, em torno da criação coreográfica. Pretende-se proporcionar aos participantes, a oportunidade de discutir, reflectir e aprofundar o seu trabalho com uma equipa multidisciplinar com diferentes backgrounds mas que centram o seu trabalho em torno da dança. Permitindo-lhes definir e reequacionar o seu próprio vocabulário e adquirir uma distância crítica face à sua obra, analisando o seu trabalho, os seus enunciados e os seus métodos. Os participantes terão a possibilidade de desenvolver ou recriar um trabalho em curso ou já apresentado, ou ainda dar inicio a uma nova pesquisa/criação. No final do LAB haverá lugar à apresentação informal do trabalho desenvolvido.

Rafael Alvarez, coreógrafo e intérprete de dança contemporânea, intervém igualmente na área das artes visuais.Pós-Graduado em Ciências da Comunicação - Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Formado em Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação e Realização Plástica do Espectáculo pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Bolseiro do Centro Nacional de Cultura, na área de Criação – Dança entre 2000 e 2002.Desde 1997, desenvolve os seus próprios projectos coreográficos, vindo desde então a apresentar os seus espectáculos e instalações em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Rússia, França e Brasil (2007 – Carmen Miranda is Dead/ co-op Luís Guerra, Ioana Popovici, Francisca Sazie; 2005/6 - Última Chamada, DUST, Blu Bob/ co-op Massimo Biacchi, 2004 - Projecto EU-Dance/ PLURAL; 2002 - Body Walk, Body Talk, Match Nulo, Exercício para colar de diamantes; 2001 - Tø, Bosque, Projecto Contact´Art/ PLURAL; 2000 - Safe Concert, A Lover´s Complaint; 1999 - Game Over, Spell-SPELL, Self-service; 1998 - Ar.Condicionado, Intra.Venoso; 1997 - Go rest my love, I close the doors /co-op Pedro Valdez Cardoso).Um dos aspectos recorrentes no trabalho coreográfico de R. Alvarez é o uso e a exploração de elementos visuais e de uma dimensão objectual no discurso coreográfico, a par de um investimento marcante no desenvolvimento de um trabalho a solo.Pontualmente colaborou enquanto intérprete com a Amalgama – Companhia de Dança, com a coreógrafa Lynda Gaudreau (França, 2004), com o encenador Luís Castro (Karnart/Teatro Nacional D. Maria II, 2005), e foi dirigido a solo pelo coreógrafo Christian Rizzo num projecto de criação coreográfica e aperfeiçoamento artístico co-produzido pela EIRA e Citemor (2005). Co-criou o dueto “Blu Bob” em parceria com o coreógrafo e bailarino Massimo Biacchi, resultado de uma residência de criação em Paris (2005).Recentemente criou em co-autoria com Luís Guerra, Ioana Popovici e Francisca Sazie, o espectáculo “Carmen Miranda is Dead” resultado de uma residência coreográfica em Belo Horizonte, no contexto do CoLaboratório – Encontro Internacional de Coreógrafos Europeus e Latino-Americanos, com espectáculos em Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro (Co-produção: Festival Panorama, Alkantara e Artsadmin).Paralelamente à sua actividade coreográfica, Rafael Alvarez tem leccionado nas áreas da Dança e da Pedagogia das Expressões Artísticas em diversas instituições de formação artística e do ensino superior e orientado diversos workshops nestas mesmas áreas. É, desde 1998, coordenador Artístico/Coreógrafo Residente do PLURAL Companhia de Dança Inclusiva na Fundação LIGA, Lisboa. Orienta a Oficina de Dança Contemporânea para Seniores na EIRA 33, actividade que desenvolve continuamente desde 2001 em diversos contextos. É artista associado da EIRA.

Co-produção Núcleo de Experimentação Coreográfica / Eira
Apoio Contagiarte
Núcleo de Experimentação Coreográfica é uma estrutura apoiada pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura

+ Info
NEC Rua Miguel Bombarda, 124, r/c sala A, 4050-377 Porto
Tel. 22 518 85 22
Telm. 96 142 46 68
Fax. 22 510 85 31
nec@nec.co.pt
http://www.nec.co.pt/
http://www.necinfo.blogspot.com/
http://www.contentor.org/