sexta-feira, 27 de março de 2009

Curso Técnica de Meisner - Lisboa

O espaço SOU, Movimento e Arte acolhe novamente o curso de formação em Técnica Meisner, desta vez com um formato mais intensivo. Esta técnica é baseada nos ensinamentos de Sanford Meisner, fundador e antigo director da Neighborhood Playhouse School of Theater em Nova Iorque, e um dos membros originais responsável pela criação do Group Theater, assim como Lee Strasberg, Stella Adler e Harold Clurman.

O curso será dividido em duas semanas independentes, sendo que na primeira semana o trabalho terá o foco apenas em exercícios que servirão para o aluno trabalhar e criar as suas reacções em cena, de uma forma emocional e verdadeira, sem recorrer ao uso do intelecto e da auto consciência. Assim, os alunos poderão começar a desenvolver um caminho para uma actuação presente (acting in the moment) partindo de si, dos seus impulsos naturais, e chegar ao outro, oferecendo-lhe uma verdade própria, direccionando o trabalho para a contracena entre dois actores.

Na segunda semana, os conceitos explorados na semana anterior serão aplicados no trabalho de levantamento de cena, que consiste em estudo de cena (scene study) e análise de texto (script analysis). Aos alunos serão destacadas cenas dramáticas de textos de teatro (escolhidas pelo professor e/ou pelos alunos); e colegas de trabalho, para que funcionem num trabalho de dupla no levantamento das respectivas cenas. Aprenderão as ferramentas fundamentais desenvolvidas pela Técnica Meisner, que lhes permitirá desenvolver uma cena desde a sua primeira leitura até ao nível de apresentação. Isto incluirá mergulhar nos conceitos defendidos por Sanford Meisner, como "Acting in the moment" , trabalho de acção/reacção, e "living truthfully under the imaginary circunstances of a play", podendo assim, o aluno captar os diferentes níveis de foco no trabalho do actor, durante as fases que constroiem o processo de criação de uma cena teatral, desde os ensaios até à fase final de apresentação a um publico.

John Frey licenciou-se William Esper Studio for Actors (Meisner Technique) sob a orientação de um dos alunos e seguidores de Sanford Meisner, William Esper. Ele trabalha desde á 15 anos como actor em teatro, cinema e televisão. Já leccionou aulas de representação (acting) em Lisboa, Portugal; Copenhage, Dinamarca e em Nova Iorque, Estados Unidos. Escreveu e entrou como actor no filme "Lovebirds", filmado em Lisboa, pelo qual recebeu o prémio para Melhor Argumento no Festival Internacional de Ourense, em Espanha. Actualmente está agora em produção para a realização do seu próximo "The Imperfectionists", baseado num argumento esrcito por si, e a ser filmado no próximo verão em Lisboa.

Destina-se a actores profissionais e / ou com alguma experiência na área da representação para Teatro, Cinema ou Televisão.
Exige-se a entrega de curriculum, no acto de inscrição.

Datas
13 a 17 Abril (13h às 17h)
20 a 24 Abril (10h30 às 15h)

Valores
Uma semana - 150€
Duas semanas - 200€

Contactos
Sou - Movimento e Arte
Rua Maria 73 (à Forno do Tijolo), 1170 Lisboa
Gonçalo Ruivo - 96 134 51 81
92 734 08 52
info@sou.pt www.sou.pt
Metro Anjos E 28 Bus 12, 30, 726