quarta-feira, 25 de março de 2009

Workshop: Teatro do Oprimido - Teatro Fórum - S. Mamede de Infesta

DIAS: 22, 23, 24, 28, 29 E 30 ABRIL, das 18.30 h às 20.30 h

Sinopse:
O Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia que pretende que o teatro seja apropriado por todos, em particular aqueles que têm menos poder e que sofrem mais. O objectivo do TO é utilizar a capacidade teatral que todos têm para suscitar o debate e a procura de soluções para problemas sentidos pelas comunidades. Ao vincular a discussão de problemas à realidade concreta e ao propor-nos que sejamos espect-actores (combinando a capacidade reflexiva de observar com a capacidade criativa de agir), o TO tem um potencial grande de intervenção em contextos educativos, ao democratizar a expressão e ao estabelecer uma forma diferente de relação com o conhecimento e com a realidade vivida.

Neste workshop de Teatro-Fórum faremos uma série de jogos para libertarmos a nossa capacidade expressiva. Exploraremos algumas das técnicas do Teatro do Oprimido, de acordo com a vontade e o desejo dos participantes. A partir de histórias e vivências de cada um, vamos construir perguntas sob a forma de teatro, de forma a apresentarmos uma peça de Teatro-Fórum para ser depois dinamizada com o público. Além disso, poderão ser discutidos os pressupostos teóricos do Teatro do Oprimido, as diferentes utilizações e derivações que tem sofrido e o seu desenvolvimento em Portugal e noutros países do mundo.

Formador:
José Soeiro é sociólogo e coringa. Na área da sociologia, especializou-se na sociologia da cultura com um trabalho sobre Teatro do Oprimido em Portugal. Tem trabalhado com TO em diversos contextos: escolas, associações de desenvolvimento local, associações de jovens e de estudantes, projectos de intervenção social e cultural e movimentos sociais. Nesta área, fez formação com Iwan Brioc, Augusto Boal, Sanjoy Ganguli, Julian Boal, Gill Dowsett, Robert Mazzini, entre outros.
Faz parte da associação GAIAC e da rede europeia Drums for Peace, colaborando em diversos projectos internacionais.

INSCRIÇÃO: 30 euros.

Promotor:
Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos

Lg. Capela do Telheiro
4465-053 S. Mamede de Infesta
Tel. 22 906 45 38 Fax 22 906 45 40
ae2o_matosinhos@yahoo.com

Para proceder à inscrição, os interessados devem enviar por correio ou fax a ficha de inscrição.
Em alternativa podem enviar um mail, indicando: nome, morada, profissão, local de trabalho, telemóvel e e-mail.