segunda-feira, 6 de abril de 2009

Procuram-se Participantes para Workshop "Manual de Instruções" de Vítor Hugo Pontes - Montemor-o-Novo

Inserido na primeira edição da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas - PT. 09, (evento bienal, que pretende congregar alguns dos mais interessantes trabalhos do momento, nas áreas da Dança, Teatro e Performance) que terá lugar de 16 a 19 de Abril n'O Espaço do Tempo, Montemor-o-Novo, o artista português Vítor Hugo Pontes apresenta "Manual de Instruções". Para isso reúne uma equipa de 15 pessoas das quais 3 são elementos fixos do projecto e 12 público em geral interessado em participar nesta iniciativa, mediante incrição prévia no workshop realizado para o efeito.

Datas do workshop 15,16 e 17 Abril (quarta a sexta) + espectáculo 18 Abril (sábado)

Local Estúdio Celeiro no Convento da Saudação (sede d'O Espaço do Tempo) Montemor-o-Novo

Apresentação dia 18 Abril, às 21h30 no Cine-Teatro Curvo Semedo, Montemor-o-Novo

Horário do Workshop 20h - 23h (regime Pós-Laboral)

Data limite de Inscrição 13 de Abril

Workshop direccionado para jovens e adultos a partir dos 16 anos dirigido por Elisabete Magalhães (elenco)

“Manual de Instruções” constitui uma reflexão sobre a vivência e sobrevivência dos indivíduos nas sociedades modernas. A inquietação parte de um certo tipo de questões. Como é que cada um se relaciona com o espaço que habita? Até que ponto e em que circunstâncias é que o corpo pode transformar-se em natureza morta? O que acontece quando se vive em isolamento? Será que a solidão se transveste do ser solitário? O que é que se faz quando se ocupa um espaço privado, sabendo-se que (não) se está a ser observado? Mais do que procurar respostas, o espectáculo assumirá a forma destas questões.
Quinze pessoas executam acções autónomas. Partilham o espaço físico e acabam por se aperceber – intuitiva ou conscientemente – de que a acção própria depende da acção alheia. A presença do público, ora voyeur ora testemunha, é activamente considerada, mas a analogia com os reality shows termina onde termina também a pertinência das respostas sociológicas. O que se pretende é mostrar o comportamento humano na privacidade, naturalmente dependente de outros sujeitos, ainda que enredado numa solidão fundamental. O que é que explica a necessidade e exigência de viver em comunidade, quando esta se alicerça em percursos individuais e solitários?

Informações e Inscrições
O Espaço do Tempo 266 899 856 913 699 895
anacarina.paulino@oespacodotempo.pt
carla.santos@oespacodotempo.pt