Responsável: Carlos Manuel Oliveira
Carlos Manuel Oliveira é formado em gestão de Sistemas Ambientais, pela Universidade Nova de Lisboa, e em Coreografia para Performance e Dança Contemporânea, pela Hoschulubergreifendes Zentrum Tanz - Pilot Projekt Berlin. Actualmente, dedica-se à investigação sobre composição digital para as artes performativas.
Local: AMA
Preço: 150 Euros
Sinopse:
O workshop focar-se-á em processos de composição colectiva para dispositivos teatrais.
A informação e materiais performativos que darão corpo ao processo de trabalho serão fornecidos e gerados por cada participante. O desenvolvimento do trabalho far-se-á através de sequências de exercícios de resposta condicionada. Cada um comporá a partir das referências geradas por outros, estabelecendo uma contínua troca de materiais que os transformará até que estes percam qualquer cunho autoral. Criar-se-á, com isto, uma crescente acumulação de materiais que será o centro da análise de composição.
Os processos de composição focar-se-ão na dramaturgia, espacialização, temporalização, teatralidade e performatividade dos materiais.
Descrição do Dia:
O trabalho iniciar-se-á cada dia com exercícios de anatomia experiencial, de forma a expandir a percepção do corpo em movimento. Seguir-se-á um trabalho de improvisação estruturada, com foco em dinâmicas assentes no mostrar e no observar, na presença performativa, e no tempo real da acção. Passar-se-á então ao grosso do trabalho, que consistirá num corpo de exercícios de composição, individuais e grupais, onde se experimentarão processos de improvisação para a composição, composição em tempo real, resposta criativa, tradução da ideia para a forma, leitura condicionada da acção, construção de mapas mentais, auto entrevistas, personificações, e o que mais for adequado ao processo de trabalho. Acabar-se-á o dia com a visualisação de trabalhos contemporâneos de performance teatral.
Referências:
Goat Island, Forced Entertainment, Deufert and Pliscke, Boris Charmatz, Meg Stuart, Xavier Le Roy, Jérome Bél, Raimund Hoghe, Eszter Salamon, Benoit Lachambre, João Fiadeiro, Mathilde Monnier, Jonathan Burrows, Rosalind Crisp, Romeo Castelucci, Juan Dominguez, Vera Mantero, Litó Walkey, Tehching Hsieh, Bruce Nauman, la Ribot, Steve Paxton, Trisha Brown, Gustavo Sumpta.
Bibliografia:
Cornelius Cardew, Towards an Ethic of Improvisation
John Cage, Lecture on Nothing
Jacques Rancière, The Emancipated Spectator
Andre Lepecki, Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement
Tim Etchels, Certain Fragments
Adrian Heathfield, Out of now
Goat Island, Small Acts of Repair
Judith Butler, Bodies that Matter
Mais info:
carlveira@gmail.com