O projecto Teatro e Vida assenta nas áreas do Movimento e do Drama, intimamente ligados ao Corpo e à Expressão Oral, que são a base do acto de contar histórias. Quando a pessoa se torna interveniente num projecto desta natureza, ocorre uma estimulação da memória, do intelecto e da motricidade.
Objectivos:
O Envelhecimento é o processo evolutivo natural da vida. A velhice é a condição de ser velho, não deve ser encarada como sinónimo de caducidade ou incapacidade, nem tem de estar obrigatoriamente associada à incapacidade física e/ou mental.
Uma actividade física e mental organizada e contínua com objectivos finais definidos, permite ao idoso reafirmar a sua auto-estima, aumentar os seus sentimentos de bem-estar e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida e a sua autonomia psicomotora. É neste sentido que surge a vontade e a necessidade do projecto Teatro e Vida.
O convívio social ajuda a superar a inibição natural e distante do idoso, visível na tendência para a depressão e o isolamento. A prática de actividade física actua como forma de prevenção e reabilitação da saúde do idoso, fortalecendo os elementos de aptidão física (resistência, equilíbrio, flexibilidade e força) previne-se a fraqueza muscular, a rigidez articular e a perda dos movimentos coordenados. Esta melhoria da sua condição está associada directamente à independência e autonomia do idoso, permitindo-lhe durante mais tempo a execução das actividades diárias e quotidianas da vida, num benefício para si próprio, para a sua Auto-estima e também para as famílias e/ou instituições de apoio à terceira idade, em que possam residir.
Criar relações de confiança com o corpo. Redescobrir movimentos. Interagir com objectos e com outras pessoas através de acções simples que não ferem susceptibilidades, como o acto de dar as mãos, bem como um infindável mundo de possibilidades criativas que o contacto físico proporciona desenvolvendo o poder da expansão afectiva.
Resgatar o Corpo no sentido de conhecê-lo, tocá-lo, senti-lo, aumentando os movimentos corporais muitas vezes contidos e redescobrindo um mundo sensitivo inexistente ou amortecido, estimulando-se assim a espontaneidade.
Notas: Todos os exercícios propostos são adaptados às circunstâncias respeitando os limites da capacidade motora dos intervenientes, e nunca comprometendo a saúde e a integridade física. Saber ler e escrever também não é um requisito essencial para se fazer parte do grupo de Teatro. Destinatários: Adultos com mais 55 anos que queiram, de livre e espontânea vontade, fazer Teatro.
Duração: 6h
Data: 1 de Outubro até final de ano lectivo de 2009/10
Horário: 5ªs-feiras, das 10h30 às 12h00
Preço: 50 €
Nº mínimo de pessoas: 6
Nº máximo de pessoas: 15
Orientadora: Maria Vasconcelos
CCPE – Centro de Criatividade Pró-Ensino
Travessa das Mercês nº26 2º – Bairro Alto
Tel: 210967875 / 919516896
http://www.ccpe.com.pt
Mail: contacto@ccpe.com.pt