terça-feira, 1 de setembro de 2009

Grupo Arteterapêutico para Mulheres – Teatro Dinâmico

A arte torna-se terapêutica quando existe um criador e um observador. Nestas sessões não se pretende a criação artística pela motivação estética, mas sim a espontaneidade criativa pela exteriorização do que se passa dentro de nós. Dentro é igual ao que está fora e vice-versa. Pretende-se assim, o adquirir de uma maior liberdade de movimento no mundo, a verdade máxima de "liberdade de expressão". No fundo, o sermos livres é sermos nós próprios, pela aceitação do que há em nós e nos outros. Pela exclusão do que já não nos serve e pela inclusão do que é nosso e do que queremos para nós. Aquilo que nos pertence, nós próprios.

Pesquisa do mundo interno através da arte, em especial o Teatro Dinâmico. Este tipo de terapia serve o propósito de consciencializar o cliente para questões pessoais que estejam a bloquear o fluir natural da sua vida, seja questões de carácter físico, espiritual, mental ou emocional. No fundo, qualquer questão, por mais insignificante que possa parecer, toca cada um destes campos, visto sermos um todo e o nosso maior desejo ser a completude, a integridade e integração.

O que é o Teatro Dinâmico:
O Teatro Dinâmico foi criado em 2003 por Mark Wentworth como uma fusão única entre psicodrama, sociodrama, constelações familiares e shamanismo. Através de teatro aplicado descobrimos a verdadeira importância do ambiente que nos rodeia e os reflexos deste no nosso potencial interno e relacional.

Não é necessário ter experiência em teatro, basta participar, como actor ou espectador. Um dos participantes propõe uma história, ou um momento da sua vida, e escolhe pessoas para representarem os vários papéis. Espontaneamente a história será recriada e ganhará coerência e forma artística revelando, assim, a sua verdadeira natureza. Através de um indivíduo o grupo reaprende, pela força conjunta, a confiar na sua intuição e espontaneidade e a permitir-se experimentar emoções fortes e, acima de tudo, a alcançar a essência, o coração da história.

É a energia pura e espontaneidade da história que nos guia a expressarmos sensações corporais, emoções e imagens mentais dramatizadas sob profunda confiança na sua intuição. A beleza e poder desta experiência de grupo reside na premissa de que uma personagem não consegue agir de uma certa forma sem que essa capacidade exista na sua experiência consciente ou inconsciente, assim, a história de uma pessoa permite o enriquecer de um grupo.

Sextas-feiras das 18:30 às 20:30 em Oeiras
Início dia 4 de Setembro (sessão aberta) até Junho 2010
Custo: 20€ por sessão

Informações e Inscrições com Mariana Ferreira em 96 6758769 ou
marianavferreira@gmail.com

Ver mais em:
http://corpomeutemplo.blogspot.com
http://teatrodinâmico.blogspot.com