sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Audição: "Dançando Zeca" 80 Anos de Movimento - Aveiro

"Dançando Zeca" 80 Anos de Movimento

Audições dia 10 de Novembro - Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

Master Class's nos dias 21 e 22 de Novembro.

Contactos:

Eduardo Vale da Costa
http://www.producoesaleatorias.com

Tel: +351 234 285 097
Telm: +351 964 653 440

http://www.temposeeventos.com

Desde há muito que desejo trabalhar em torno da música de José Afonso. O que me atrai na sua obra é a multiplicidade de universos musicais que abrange: do fado ao canto popular. Isso abre-me várias possibilidades ao nível da coreografia e da encenação. José Afonso é uma personagem controversa, mas esse é mais um factor de atracção, pois as minhas coreografias também têm suscitado polémicas.

A comemoração do octogésimo aniversário do nascimento de José Afonso será o meomento de levar a cabo um projecto que ganhou pernas com o desafio lançado pelo Eduardo, numa mesa de café em Aveiro. Unimo-nos ambos em torno desse ícone Português, e no espírito da canção “traz um amigo também”, a Produções Aleatórias uniu-se a Tempos e Eventos. Eduardo e Cristina deram os primeiros passos para a concretização desta ideia que já me habitava.

Este projecto porá em ressonância o hip-hop, a encenação contemporânea, as artes de rua e a música de José Afonso, além de ser um momento de encontro entre França e Portugal, permitindo a partilha de duas visões da dança e favorecendo o sempre frutuoso intercâmbio cultural.

O trabalho será realizado com base na vida e obra de José Afonso e será levado a cabo por mim, na qualidade de coreógrafo e por dois bailarinos franceses que serão também assistentes da coreografia. Serão feitas audições a bailarinos portugueses de modo a encontrar quatro ou cinco que integrem o projecto a desenvolver colectivamente. Haverá ainda master classes técnicas e artísticas abertas ao público e aos estudantes e professores de música de Aveiro.

O resultado final, que constituirá a primeira parte de um projecto maior intitulado Água Salgada, será apresentado sob a forma de espectáculo em vários espaços.

Com a Produções Aleatórias, a Tempos e Eventos e outros “amigos também”, seremos muitos, unidos pela arte, a prestar a tão merecida homenagem a Zeca Afonso.

Alcides Valente
Coreógrafo