terça-feira, 20 de outubro de 2009

Curso de Marionetas e Teatro para a Infância - Lisboa

O Teatro de marionetas, de sombras e de formas animadas é uma forma de espectáculo muito antiga e que aparece muita vezes associado ao teatro para jovens e crianças. Este curso destina-se a quem quer desenvolver um trabalho específico nessa área, quer sejam criadores de espectáculos, professores, educadores, animadores ou simples curiosos; desde a montagem de um espectáculo deste género até á obtenção dos conhecimentos necessários para a orientação de um ATL ou atelier de construção de marionetas, de tudo um pouco se pode aprender neste cursos, entrando assim no mundo encantado das marionetas e formas animadas. Neste curso aborda-se também o teatro de máscaras, os gigantones e outras expressões proximas das marionetas.

Resumo do conteúdo:
Breve história do teatro de Marionetas / Introdução ás Técnicas de Manipulação / Técnica de relaxamento / Expressão Cinética / Expressão dramática / Técnicas de Voz e dicção / Técnicas de Construção de marionetas / Técnicas de Manipulação / Teatro de Sombras

Horário:
2 horas de aula / 1 vez por semana

Duração do Curso:
3 Meses

Preço:
65,00€/mês ou 175,00€
para o pagamento antecipado dos 3meses de curso

Inscrições/Inicio próximo curso:
Sábados das 18h00 às 20h00
Início a 24 de Outubro de 2009

Inscrições e pagamentos
até 22 de Outubro de 2009

+ info - telefone 21 099 41 42
HTTP://WWW.KABUKI.PT

Formadores:
Joaquim Guerreiro - Actor desde de 1987 e profissional desde 2000. Marionetista desde 2001.Manipulador no programa Contra Informação desde 2004.

Ricardo Bargão - Nasceu em Lisboa (1969) e estudou Línguas e Literaturas Modernas, porque sempre foi apaixonado pela escrita e a leitura, em especial de poesia. Começou no teatro com Manuel Almeida e Sousa, passou por um curso de actores/marionetistas no Centro Cultural de Almada/IEFP e fez diversas outras formações na área do teatro, da música e do circo, com professores como João Mota, Maria Helena Serôdio, José Carlos Barros, Ildeberto Gama, José Ramalho, João de Mello Alvim, Jorge Sobral Pinto, Carlos Pimenta, Ana Borralho, João Galante, entre outros.Estreou-se no teatro profissional em 1993, com Filipe Crawford no Grupo Meia Preta e foi fundador da Companhia de Teatro Projecto Quinto Império e Labirinto de Imagens, dividindo as suas intervenções entre a escrita, a encenação, a interpretação e a sonoplastia. Encenou autores com Bertolt Brecht, Ruzante, Gil Vicente, Carlos Correia, Antero de Quental, José Régio, Marquês de Sade, Franz kafka e Fernando Pessoa, dirigindo actores como Carlos Ramos, Alexandra Lencastre, Henrique Sanguinetti, Carlos Pisco, Nuno Machado, Luís Ramos, Carmo Cristóvão, Sofia Mestre, Salmo Faria, Mónica Negro,Carla Barbisan, Natacha Paulino, David Mesquita, Joaquim Guerreiro, Sofia Saragoça, entre outros.Interpretou e encenou inúmeros espectáculos destinados a um público escolar, utilizando textos de leitura obrigatória na disciplina de Português. Trabalho como actor quer em teatro, quer em televisão e cinema.