quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Curso de Finaciamento de Projectos Culturais através de Patrocinio e Mecenato

Inscrições abertas para o Curso:

LIVRARIA ARQUIVO - LEIRIA (últimas vagas)
Datas: 31 Outubro e 1 Novembro 2009
+ Info
http://www.culturaviva.com.pt/


LISBOA
Início: 10 Novembro 2009
+ Info
http://www.culturaviva.com.pt/


Conteúdos programáticos
1- Introdução:
a) Diferenças e semelhanças entre Patrocínio e Mecenato
b) O Marketing Cultural das empresas e o Marketing da Cultura dos projectos culturais
c) As Formas e os principais objectivos de Marketing Cultural das empresas
2- Patrocínio de Projectos Culturais
a) O Patrocínio como ferramenta de marketing
b) Pesquisa e adequação de propostas
c) Etapas da construção de um projecto de Patrocínio
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (caderno/dossier de patrocínio)
e) Negociação
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio
3- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato
b) Objectivos do Mecenato Mecenato Cultural de empresa – conclusões de um estudo
c) Legislação do Mecenato
d) A dedução fiscal dos donativos
f) O Processo de Mecenato

> Ficha de Inscrição:
http://www.culturaviva.com.pt/

Formador: Rui Matoso*
* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde executa um projecto de digitalização e divulgação científica financiado pelo Instituto Camões e Centro de Filosofia da Faculdade de Letras. Colabora na gestão, angariação e intermediação de patrocínios e mecenato na Cassefaz/Art Effect.É membro da Academia de Produtores Culturais, onde promoveu recentemente dois seminários com Toni Puig (Barcelona), com o apoio da CML/EGEAC, em Maio de 2009.Obteve o grau de Mestre em Práticas Culturais para Municípios - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (2008), tendo anteriormente realizado uma Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias(2006). É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).