quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Novembro no Evoé - Lisboa

Começa dia 2 de Novembro
Ritmo e Criatividade sonora no Teatro |André Louro
Segundas – 18h às 20h
Mensalidade: 50 euros

O som, o sentido e a sensibilidade teatral. A música e o silêncio como ferramentas para o actor teatral. O objectivo da formação é estimular a percepção do intérprete para os elementos sonoros que o rodeiam e desenvolver o jogo entre o texto, o movimento e o som. A consciência do som e o seu sentido como ajuda na criação dramática.

André Louro Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e pela Ecole Internationale de Théâtre Lassaad, em Bruxelas. Autor de várias bandas sonoras para teatro para o Espaço Evoé, Teatroesfera, O Grupo, Teatro Extrêmo e mais recentemente para Famille Ramon com o espectáculo “A laver séparément” onde também é actor-músico. Compositor do quarteto Penicos de Prata e director musical do quarteto luso-belga UrsoLuso e em co-autoria com João Lima , do dueto Louro&Lima. Como actor trabalhou com encenadores como Rogério de Carvalho , Joaquim Benite, Jorge Listopad, Hélder Costa, Stéphanie Coppé ou Vladislav Pazi. É o assistente à criação na Companhia Olga Roriz.


Começa dia 3 de Novembro
Contadores de Historias | Bárbara Dias
Terças – 20h às 22h30
Mensalidade: 60 euros

Contar histórias é algo natural ao ser humano. Nascemos, vivemos e morremos embrenhados em histórias.

Contamos a nós próprios, aos outros; trocamos histórias pelo prazer de partilhar, para dar significado ou em busca dele.

Foi a necessidade de dar significado (entre outras razões), a necessidade de perceber o mundo onde vivemos e o nosso mundo interior que levou praticamente todas as culturas do mundo a criar histórias.

Segundo diz a tradição “cada conto é uma ponte que nos permite, se decidirmos atravessá-la, transpor o intelecto para chegar directamente às verdades que estão escondidas no mais profundo do nosso coração”

Hoje, esta arte foi recuperada. Nasceu uma nova geração de contadores. E são também muitas as pessoas e profissionais de várias áreas que conscientes do poder das histórias as utilizam como ferramenta facilitadora.

As histórias deleitam, inspiram, ensinam, questionam ou simplesmente divertem…

Bárbara Dias actriz formada pela Escola de Formação Teatral do Centro Cultural de Evora. Fundadora da Associação Nariz Vermelho – Doutores-palhaços que visitam as pediatrias dos hospitais. Contadora de histórias e formadora habilitada pela Psicofaro. Dá formação na área dos contos. Trabalha também na área de Coaching e programação Neuro-linguistica.


Curso de Formação de Actores | com várias disciplinas:

Corpo e Movimento; Improvisação; Interpretação; Voz e Canto; Teatro do Gesto, Teatro de Máscaras; Dança Teatro; Análise do Espectáculo; Teoria do Teatro; Movimento Contemporâneo; Criação de Espectáculo; Clown, Teatro do Movimento; entre outras disciplinas.

Inscrições Abertas!

ESPAÇO EVOÉ - O Corpo das Artes
Rua das Canastras n.º36|40, 1100-112 Lisboa
tel/fax: (00351) 218880838
telm: 963816505 | 964462602
e-mail: evoe@evoe.pt | sítio: http://www.evoe.pt