domingo, 10 de janeiro de 2010

Curso de Formação de Actores - Lisboa

Inscrições Abertas até dia 16 de Janeiro de 2010

Apresentação:

No âmbito duma parceria entre João Rosa Oficinas de Teatro e o Teatro Instável foram reunidas as condições para a criação de um curso renovador que vai permitir aos candidatos ter uma formação a um nível exigente e uma perspectiva mais realista da actividade profissional teatral. O Curso de formação de actores pretende formar um artista cuja preparação se dará por meio de uma formação teórico-prática, considerando os rápidos processos de comunicação contemporâneos, que produzem constantes transformações.

Este curso contempla o domínio das artes de palco, numa prática de educação artística generalizada. Corpo, movimento, voz, canto, introdução ao teatro, interpretação, técnica da máscara e processos criativos. Não se pretende formar um simples actor, mas sim um elemento criativo capaz de responder às exigências do mercado e que tenha uma cultura teatral sólida e capaz de enfrentar as diversas correntes artísticas na sua carreira profissional. Após a conclusão do curso (projecto final) Os alunos que se destacarem com as melhores prestações usufruirão de um estágio profissional de 200 horas no teatro Instável.

Calendarização:Inicio a 19 de Janeiro de 2010 – finaliza a Maio/Junho de 2010

Apresentação Final: Junho de 2010 Coordenação: João Rosa Duração: 280 horas Local de Formação: Instalações Teatro Instável

Corpo Docente:

Dança Contemporânea: Yann Gibert

Formou-se em dança contemporânea no TDMI em Lyon, no CEM em Lisboa e em composição em tempo real no Atelier Re-Al. Criou várias peças como coreógrafo que foram apresentadas no Auditório Serralves, ZDB Negócio, CCB Box Nova, no Jovens Criadores 07 Casa dos Dias da Água. Yann Gibert foi interprete para Miguel Pereira, Ana Borralho, João Galante, Sonia Gomez, Régine Chopinot, André Murraças, Félix Ruckert.

Total: 54 horas

Canto e Voz: Paula Oliveira

Inicia os seus estudos musicais no conservatório na cidade de Coimbra, terminando o curso de canto clássico no Conservatório Nacional de Lisboa.Durante este tempo amplia a sua experiência participando em Seminários de Música Clássica e Jazz. Participa nos Festivais de Jazz mais prestigiados do país como também em salas no estrangeiro: Espanha, Alemanha, Itália, Suíça, Dinamarca, Estados Unidos da América, Tailândia, Indonésia, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau. Além de ser docente no Hot Clube de Portugal, Paula Oliveira tem realizado workshops em diversos pontos do país, sendo de destacar os realizados na Reitoria da Universidade Católica em Lisboa, em Santa Maria (Açores), organizado pela Associação Maré de Agosto, e no Conservatório Regional do Funchal. Destaca-se ainda a participação nos programas de televisão “Operação Triunfo” I e II, na RTP e “Canta Por mim”, na TVI.

Total: 30 horas

Movimento Cénico: Cristina Benedita

Desenvolve trabalho de pesquisa transdisciplinar entre corpo, voz, dança, imagem e espaço. Frequenta o Mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes, Fac. Ciências Sociais e Humanas, U. Nova, Lisboa – 2009/2011. Frequentou aulas de Artes Visuais/Intermedia, área digital, Univ. Évora -2007. Estudou no European Dance Development Centre em Arnhem (Holanda - Licenciatura reconhecida em Portugal pelo Instituto Politécnico de Lisboa / Bolsa de estudos NUFFIC,subsídio Ministério Cultura). Em 2001, participou no Festival Internacional de Dança Contemporânea de Bucareste (Roménia), com o apoio do Ministério da Cultura(Portugal), KulturKontakt, European Cultural Foundation e Pro Helvetia. Dançou para Mary Fulkerson, Mary Overlie, Andreja Pisnik, Eleanora Allerdings, Helena Costa (Holanda e Alemanha), Paula Massano (Portugal e França), e Michele Noiret (Acarte, 1993/2000). Dançou em performances com cruzamento de dança, som, poesia, e teatro, para eventos de artistas plásticos. Como bailarina/coreógrafa, criou “A mente, mente.The mind minds.” (apoio IPAE/Ministério Cultura 2002), “Violeta”, “Depois conto-te”, Cala a boca e não te esqueças do que vais (a) dizer!’(Menção Honrosa, Jovens Criadores 98), “Falo-te mais tarde” e “Casulo”, em festivais entre 1995 e 2008. Co-coreografou com Sofia Belchior “Segredo de especiarias”– DançArte, Palmela 2007.


Total: 50 horas

Técnica da Máscara : André Gago

Actor, encenador, professor e autor. Em 2004 criou o Teatro Instável, onde encenou e actuou em “A Gargalhada de Yorick” , “Hamlet, Heterónimos, Pessoas…”, “Noite Antiquíssima”, “Acerca de Música” e “Hamlet”. A Commedia dell’Arte e a sua paixão pela máscara levaram-no a estagiar com Ferrucio Soleri, no Piccolo Teatro di Milano. Tendo representado Arlequim e Pantalone na companhia Meia Preta, começou a ensinar Técnica da Máscara em inúmeros cursos e workshops: Cendrev, Citac, Teatro Universitário do Porto, Universidade de Évora, Teatro Instável, etc. Adaptou Jorge de Sena e Aquilino Ribeiro para o palco, e traduziu e encenou “A Orquestra”, de Jean Anouihl, e “Hamlet”, de William Shakespeare. Ganhou com “O Circo da Lua” o prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores, a partir do qual criou o espectáculo de Novo Circo “Lua!”. Trabalhou também em televisão e, pontualmente, no cinema.

Total: 136 horas

Final de Curso:

Será desenvolvido um projecto final que integre e aplique os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Será um projecto de investigação/criação que culminará com a produção de um espectáculo encenado por André Gago e assistido por João Rosa. Esse espectáculo estará em cena em Lisboa num Teatro aderente ao nosso programa.

Para informações mais detalhadas sobre o programa:

Website: www.joaorosaoficinasteatro.wordpress.com
website: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/escola-formacao-actores-teatro/
João Rosa (Coordenador do Curso)
E-mail: producoesteatrais2@gmail.com

Horários:Terça-feira: 18:00/23:00 Quarta-feira: 18:00/23:00 Quinta-feira: 18:00/23:00 Sábado: 10:00/12:00

Para efectuar a sua inscrição basta solicitar a sua ficha por este e-mail:
producoesteatrais2@gmail.com