Tema e Objetivo do Curso:
A cena na dramaturgia de Nelson Rodrigues
“O sexo nunca fez um santo; o sexo só faz canalhas.” (Nelson Rodrigues) Com a sua visão única e pungente sobre a realidade brasileira, Nelson constrói personagens malditos e fascinantes que obrigam o ator a um mergulho sobre as possibilidades expressivas de seu corpo, voz, tempo de cena e emoção para que o tipo teatral não seja uma “caricatura rodrigueana”.
Para criar esse tipo é preciso buscar um ator dilatado na sua energia, um ator que brinca com o ritmo, produzindo um corpo com ritmo próprio, um ator que se auto manipule a favor da sua própria singularidade e tenha como resultado uma relação de equilíbrio entre o banal e o sublime. Essa é a marca do teatro Rodrigueano.
Exercícios sobre forças de oposição, possibilidades de utilização do desequilíbrio corporal, redimensionamento do espaço real de uma situação, domínio do ritmo, conhecimento da energia (contenção, explosão, suave, vigoroso, etc.) do ator, formam um leque de exercícios e técnicas para se atingir esse equilíbrio.
Biografia:
Daniel Herz, ator, professor e diretor de teatro, é diretor artístico dos Atores de Laura desde 1992 e do Teatro Miguel Falabella. Atuou em diversas produções teatrais entre as quais: “Nossa Senhora das Flores”, adaptação para a cena do romance de Jean Genet (1987) e “O jovem Törless”, adaptação do romance de Robert Musil, encenada no CCBB em 1996. Destacou-se como encenador nas últimas duas décadas, tendo recebido prêmios de melhor direção pelos espetáculos “Romeu e Isolda” (1996), “Decote” (1997), “A flauta mágica” (2000), “As artimanhas de Scapino” (2002). Em 2000 encenou no CCBB “Esplêndidos”, peça rejeitada por Jean Genet, que até então só havia sido montada na França e na Inglaterra. É responsável igualmente pela direção de “Zastrozzi”, de George Walker, que compartilhou com o protagonista Selton Mello (2002), “Otelo da Mangueira”, de Gustavo Gasparani (2006) e “Tom e Vinicius – o musical”, de Daniela Pereira e Eucanaã Ferraz, em cartaz no Rio de Janeiro em 2009 e atualmente em turnê pelo Brasil.
Data: De 16 à 21 janeiro de 2010
Horários:
20h Semanais – 4 vezes na semana
Sábado e domingo – 14h às 16:30 e de 17:30 às 20h
De segunda à quinta-feira de 20:30 às 23h
Valor: 240 euros
15h Semanais – 4 vezes na semana
De segunda à quinta-feira de 14h às 17:30min
Valor: 200 euros
Local: IPJ em Lisboa.
Informações e inscrições através do e-mail: workshoplisboa@gmail.com
Dúvidas e informações: 968468096.
* Os interessados deverão enviar um e-mail descrevendo sua relação com o teatro e/ou com a dramaturgia para uma triagem, após o recebimento do e-mail enviaremos a resposta quanto a inscrição. A data limite para inscrição é 13 de janeiro.