1ªedição
Apresentação
Na perspectiva em que esta acção de formação vai ser desenvolvida, considera-se a temática – Dinâmica de Grupos e Jogos pedagógicos – um meio pedagógico de forma a promover o desenvolvimento pessoal e social.
Competências a adquirir
No final da formação, o(a) formando(a) deverá se capaz de:
- Compreender a importância da “arte de comunicar”, inserida numa determinada comunidade, incluindo a sua individualidade, o social e o meio envolvente.
- Orientar dinâmicas de grupo, através de técnicas activas de expressão e criatividade (jogos pedagógicos) na prática pedagógica.
Conteúdos Programáticos
De acordo com o objectivo geral da temática, consideramos os seguintes conteúdos programáticos:
• Comunicar - Arte que implica o conhecimento de si e a relação com outro.
• Vivências de técnicas expressivas.
• Reflexão sobre as características de um grupo
- Consciencialização das necessidades de pertença, de influência e de auto estima
• Olhar o grupo como um todo.
- O Clima do Grupo.
- A pertença.
- A coesão.
- As fases do ciclo vital do Grupo.
Destinatários
Profissionais na área das ciências sociais e humanas: professores, educadores, técnicos de educação e outros profissionais da comunidade educativa, técnicos de serviço social, psicólogos, enfermeiros, educadores sociais, animadores, sociólogos, estudantes e outros interventores/interessados na intervenção com grupos
Formadora
Catarina Peixoto
(Animadora Pedagógica com formação em Educação pela Arte no Movimento Português de Intervenção Artística e Educação Pela Arte (MPIAEA)
Presentemente estuda Pedagogia Waldorf na Harpa – Associação Recriar para aprender sob a orientação da Dra. Leonor Mallik, com início em 2006.
É membro da Direcção do MPIAEA - fazendo parte de um grupo de trabalho de Professores de Educação pela Arte, desenvolvendo projectos de Actividades de Enriquecimento Curriculares nas escolas de ensino básico da Amadora, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora e a Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).
Dinamiza (com larga experiência pedagógica/artística), a coordenação de Actividades de Tempos Livres e Centros de Férias. Orienta equipas de formação de Animadores de Tempos Livres.
A sua formação de base consiste na frequência do 5º ano do em Ciências Químicas e do Ambiente (ISEIT – Piaget), e posteriormente formação em Arte-Terapia – Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia
Duração
18 Horas
Calendarização e horário
1ª Edição - Oeiras - 25,26 e 27 de Março
2ª Edição – Évora – 23,24 e 25 de Setembro
Das 10h às 13h e das 14h30m às 17h30m
Certificação
Será emitido Certificado de Formação em Dinâmica de Grupos e Jogos Pedagógicos.
Custo
130€
Local
1ª Edição – Oeiras – Centro de Arte Manuel de Brito
2ª Edição – Évora
Data limite de inscrição:
1ª Edição - 18 de Março de 2010
2ª Edição – 16 de Setembro de 2010
* O curso só terá lugar no caso de haver um número mínimo de inscrições.
O regulamento da formação bem como outras informações complementares estão disponíveis em http://www.cultideias.com