terça-feira, 16 de março de 2010

Mediação Educativa - Almada

Apresentação
Os percursos educativos estão hoje profundamente associados a elevados níveis de conflitualidade envolvendo alunos, professores e famílias. Se é verdade que muito dessa conflitualidade decorre de causas complexas que se situam a montante da escola, não é menos evidente que as escolas têm que se reinventar como projecto de sociedade e os profissionais de educação têm que desenvolver novas competências sustentadas em exigentes percursos de regulação sócio-moral.

A mediação educativa é um campo que recolhe contributos transversais a diversas ciências humanas, campo muito fecundo para a escola e para os profissionais de educação, quer em termos conceptuais, quer no que respeita ao desenvolvimento de estratégias eficazes para melhorar a convivialidade e a aprendizagem em contexto escolar.

O Curso de Mediação Educativa tem como objectivo ajudar os formandos a identificar as principais fontes de conflitualidade presentes nos contextos educativos em geral, e nos contextos escolares em particular, reconhecer a sua etiologia complexa, mas sobretudo habilitá-los a participar no desenvolvimento de processos preventivos e remediativos decorrentes da teoria e da prática da mediação educativa, quer entendida como função, quer, fundamentalmente, percebida como sistema promotor de elevados níveis de organização sócio-moral.

Competências a adquirir
No final da formação, o(a) formando(a) deverá se capaz de:

• Conhecer o(s) conceito(s) de mediação educativa;
• Dominar a prática da mediação educativa: princípios, estratégias e ferramentas de intervenção;
• Eleger estratégias educativas, ao nível macro (escola) e ao nível micro (turma), conducentes a uma convivialidade entre parceiros no processo ensino-aprendizagem vivificada pelo diálogo e pela concertação e sustentada em exigentes percursos de regulação sócio-moral.

Conteúdos Programáticos
• À volta dos conceitos de Mediação Educativa: da mediação como função à mediação como sistema.
• A Escola como “projecto de sociedade”: a dimensão sócio-moral como emergência na acção educativa.
• A turma como centralidade dinâmica de um cosmos sócio-moral exemplar.
• Para uma prática da mediação educativa: princípios, estratégias e ferramentas de intervenção.

Destinatários
Professores, educadores, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, animadores, mediadores, outros profissionais da comunidade educativa e ainda estudantes e outros interventores/interessados na área

Formador
O Formador, Américo Peças, tem uma vasta experiência como pedagogo e enquanto supervisor de projectos de desenvolvimento educativo e de projectos de desenvolvimento comunitário. É especialista em Orientação Educativa e, nessa dimensão, tem participado nas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco. É Formador e Consultor Científico para a Formação.

Duração
18 Horas

Calendarização e horário
1ª Edição – Almada - 1,2 e 3 de Julho
2ª Edição – Évora – 2,3 e 4 de Setembro
Das 10h às 13h e das 14h30m às 17h30m

Certificação
Será emitido Certificado de Formação em Mediação Educativa.

Custo
130 €

Local
1ª Edição - Núcleo Empresarial Nova Almada Velha – Almada
2ª Edição – Évora

Data limite de inscrição:
1ª Edição - 24 de Junho
2ª Edição – 30 de Julho
* O curso só terá lugar no caso de haver um número mínimo de inscrições.

O regulamento da formação bem como outras informações complementares estão disponíveis em http://www.cultideias.com