Neste novo ano lectivo o TEUC reabre as portas a novas ideias que venham dar uma lufada de ar fresco a este grupo que conta já com 72 anos de existência.
Para isso lançamos a 2ª Edição do Concurso Palco a Novos Encenadores, sob o tema “TEATRO À BOLONH’ESA”.
Procurando responder a questões tão pertinentes como o porquê do teatro hoje, o porquê de se cultivar teatro no público, que público vem até às salas estando verdadeiramente presente na contracena com a realidade do momento no palco habitado por actores. E à velocidade com que o mundo gira hoje em dia, será que os próprios actores têm o tempo suficiente para poder habitar o palco? Sendo o teatro uma arte subtil que chega ao espectador de uma forma muito intima, espelhado no actor, na individualidade de cada momento criativo, este também necessita do seu tempo e espaço para crescer. A ausência de tempo e a velocidade acelerada representativa da era em que vivemos, reflecte-se numa necessidade de adaptação em muitas vertentes, particularmente a nível do teatro universitário, que sendo reciclado periodicamente, enfrenta agora a realidade de todo este processo ter sido, também ele, acelerado. Procuramos através deste conceito criar um espectáculo encenado por pessoas com forte motivação para a encenação teatral, com alguma experiência nessa área ou numa outra área artística relevante.
Lançamos assim assim a proposta neste tempo e espaço que dispomos para criar mais e sonhar porque pelo teatro é que vamos.