Narrativas do Objecto
Este curso tem como objectivo uma iniciação ao mundo do teatro de objectos. Abordaremos este universo a partir de técnicas de manipulação, movimento e teatro físico. A partir da consciência espacial, rítmica e corporal, tentaremos partir para o conhecimento do objecto, reconhecer as suas capacidades transformadoras e expressivas que na construção de narrativas e da personagem teatral podem ser motores de criação. Como pode um objecto definir uma personagem, ser uma personagem e ser definido pela personagem?
Neste curso baseado nas técnicas do teatro físico utilizadas por Jacques Lecoq, utilizaremos igualmente disciplinas tão diversas como o contacto improvisação, o malabarismo e o clown para penetrar no universo fantástico do objecto.
Conteúdos
Manipulação de objectos a partir do objecto neutro até ao objecto-universo
Exploração de conceitos como articulação, ritmo, distância, foco e ponto-fixo
Consciência espacial e corporal
Compreender o objecto-universo como portador do universo onde a personagem se move e se define
Explorar o conceito de actor-marioneta
Construir narrativas teatrais a partir da relação actor-objecto
O cómico, o grotesco e o absurdo
Datas
4, 5 e 6 de Março de 2011
Sexta-feira: 10h-13h\15h-18h
Sábado: 10h-13h\15h-18h
Domingo: 10h-13h\15h-18h
Total: 18 horas
Destinatários
Alunos e estudantes das artes performativas, profissionais de teatro, todos os interessados em explorar o mundo do teatro de objectos
Local
Confederação núcleo de investigação teatral
Rua da Arménia, 18
Miragaia, Porto
Preço
60 euros
Material
Trazer roupa cómoda, de preferência preta ou escura.
Eva Marques Ribeiro (1985)
Clown e animadora de teatro comunitário. Fez a sua formação na ESAP, Porto e posteriormente na École Internacional de Théàtre Jacques Lecoq, Paris, em Teatro de máscara e de movimento, onde recebe os ensinamentos cómicos de Jos Hauben e estéticos de Paolla Rizza. Fez formação em contacto-improvisação com Kurt Koegel, Jaro Viniarsky e Africa Navarro, no Porto e em Barcelona. Dedica-se ao estudo das artes circenses desde há alguns anos, técnicas que aplica na criação dos seus espectáculos (Audition, today! 2010, Barcelona, La Sala de La Muerte, companhia Les Crispetes, Barcelona 2010). Na sua formação em teatro de formas animadas destaca a mestria de nomes como Marcelo La Fontana, Guillaume Lecamus e a companhia francesa Plasticiens Volants. Como clown recebe formação com Jesús-Jara, Virginia Imaz, Maria Colomer e Alex Navarro, onde explora uma abordagem poética do clown. Dedica-se igualmente ao teatro comunitário e ao clown social desde há já alguns anos, tendo trabalhado com diferentes associação e ONG's em Portugal, França e Espanha.
Palhaçosfera
clown - arte - educação
http://palhacosfera.blogspot.com/
evanaquela@gmail.com