sexta-feira, 24 de junho de 2011

Workshop "Fotojornalista por um dia+" - Viseu

O Fotojornalismo é um ramo da fotografia onde a informação clara e objectiva é feita através da imagem fotográfica. Neste âmbito, a fotografia exibe toda a sua capacidade de transmitir informações. Estas mesmas são o enquadramento escolhido pelo fotógrafo diante do facto.
Neste sentido, o Workshop caracteriza-se mais pela intenção de fotografias únicas que condensem a representação de um acontecimento e seu significado. A particularidade destas acções é a forte componente prática, que permite a todo e qualquer formando a possibilidade de lidarem de perto e em tempo real com as rotinas de um fotojornalista.
Ana Jesus Ribeiro, coordenadora deste projecto, profissional de fotografia e em fotojornalismo há mais de uma década (http://anajesusribeiro.wordpress.com;
www.facebook.com/anajesusribeiro) prossegue com o seu ciclo pela região centro.
Dia 2 de Julho a Região de Viseu será palco para este conceito foto reportar +.
O “Fotojornalista por um dia+” não se resume, de facto, a um só dia. O “bichinho” do aluno pela rotina do repórter fotográfico nasce no dia do workshop e mantém-se com
sentido. Para algo “+”.
Este projecto formativo já despertou o interesse, na frequência, de pessoas e profissionais tais como… Bióloga; Funcionário Público das Finanças; Banqueiro; Enfermeira; Mediador de Seguros; Estudante de 12º ano; Técnico de Informática; Formador em Webdesign e Multimédia; Monitora em Paralisia Cerebral e “doula de pós-parto”; Estudante Universitária…
De salutar a receptividade já estabelecida, de antemão e validada com os jornais Diário de Viseu e com a agência Global Imagens, agência de repórteres fotográficos do Grupo Controlinveste donde fazem parte os jornais de âmbito nacional Diário de Notícias, Jornal de Notícias, entre outros. Não obstante a mesma colaboração pedagógica ser
providenciada com outro meio de comunicação social, caso ausência de serviços agendados para o dia.
Os alunos e alunas poderão ter a oportunidade de poder acompanhar (“cobrindo” também) 2 equipas compostas por jornalista e fotojornalista dos jornais referenciados, como também poderão testemunhar e conhecer o processo de edição e de “despacho” de trabalho por parte dos colegas fotojornalistas dos mesmos meios de comunicação social.
À semelhança dos anteriores workshops (19 Fev., Aveiro; 5 Mar, Coimbra; 19 Mar, Bairrada; 28 MAI, Coimbra), pelas 9 horas e na sua aula de conceitos teóricos, Ana Jesus Ribeiro vai entregar aos participantes a “agenda de serviços” (Facultada no dia anterior) dentro da “parceria” já estabelecida com o jornal Diário de Viseu, mais uma vez também na disponibilização do espaço para simular o mais real possível todo o processo de trabalho desenvolvido pelos fotojornalistas.
A partir deste momento, os alunos saberão que serviços terão para registar, de ambos os meios de comunicação social “envolvidos”, para os períodos das 10 às 12.30 H. e das 14.30 às 19 H.
A carteira profissional (cópia) em tudo semelhante às autênticas continuará como elemento de identificação.
O “Fotojornalista por um dia+” continua com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ), da empresa de comunicação Bits e Saberes de Coimbra, como também com a parceria cultural e interactiva com a Associação de Solidariedade Social e Recreio, Formação e Cultura, Clube de Ancas, Http://www.clubedeancas.com, que
apoia na divulgação à Imprensa em geral (Nota Informativa) O almoço “formativo” é aproveitado para troca de experiências, opiniões e saberes, constituindo ainda uma oportunidade para conviver e privar com profissionais e/ou
personalidades ligadas à Comunicação Social, em especial ao (Foto) Jornalismo, visando convidar um(a) colega da área profissional para mais próximo da data e em conformidade com a disponibilidade do (a) mesmo (a) e realizar-se-á no restaurante
Paixão – Gastronomia e Ócio.
Logo após a aula teórica e na redacção do jornal Diário de Viseu, uns “bonecos” para relaxar e para fomentar a empatia de grupo… Desta vez, através de uma aula/exibição da responsabilidade da escola de dança Alidanças, dentro da modalidade do Jazz Moderno, que ocorrerá nas instalações do IPJ.
Esta “happy hour” na empatia de grupo em Fotografia serve para captar/reforçar
algumas noções básicas e técnicas exercitando com motivos em movimento, e antes de iniciar o dia intensivo de trabalho.
O espectáculo do IIº Concurso International de Dança de Viseu – Dance Art International – é o único serviço pré-agendado (Cartaz Informativo) marcado para as 22 Horas. A organização deste evento é promovida pela Academia de Dança de Viseu e pela Companhia de Dança de África do Sul e irá decorrer no Centro Social Paroquial
São José.
No sentido de manter a comunicação pedagógica com os seus anteriores alunos, como “equipa” e a jeito de convite como dentro da disponibilidade de cada qual, os mesmos serão “requisitados” para fotoreportar o casamento dos noivos Sofia Barata e Nuno Miguel Valente, “serviço” a ser realizado em Coimbra a 16 de Julho… Noivos estes que
aceitaram prontamente o meu desafio, pelo arrojo e com sentido de responsabilidade”, refere satisfeita Ana Jesus Ribeiro.
Também pertinente referir de que o “Fotojornalista por um dia+” Jorge Nunes, formador em Multimédia, aceitou o desafio proposto por Ana Jesus Ribeiro em participar neste 5º Workshop, no sentido de capturar em vídeo as partes mais mediáticas da cobertura de serviços por parte dos alunos e alunas. Uma nova etapa no projecto que se encaixa, no real, no Fotojornalismo de hoje.
Tal como Francisco Dordio foi “requisitado”, também em representação do projecto
(Autor da imagem constante no cartaz) para cobrir o Sarau Cultural promovido e organizado pelo novo parceiro Club D’ Ancas, evento que também se encontra agendado nesta mesma data de 2 de Julho.
A referir, conforme já noticiado, de que a 1ª exposição do “Fotojornalista por um dia+” está apontada para ser inaugurada a 18 de Novembro deste ano e para estar patente ao público até dia 16 de Dezembro. Consoante a adesão de alunos “Fotojornalista por um dia+” e na organização conjunta com a associação cultural Arte à Vista – Oficina das Artes de Coimbra.
Já se encontram abertas as inscrições, podendo oficializá-las no IPJ de Viseu, via telefone, 231 – 483410 ou via e-mail para ipj.viseu@ijp.pt, sendo que Ana Jesus Ribeiro também se dispõe a optimizar as mesmas como também no esclarecimento, através do e-mail jribeiro.ana@gmail.com.
O valor do workshop será de 50 euros, com a duração total de 15 horas (frequência total ou parcial consoante a disponibilidade dos inscritos), com direito a certificado de participação autenticado pela Formadora e pelo Subdirector do IPJ – Direcção Regional do Centro.