terça-feira, 21 de junho de 2011

Workshop À descoberta do Teatro - Lisboa

Dias: Sábado 25 e Domingo 26 de Junho 2011

A oportunidade de descobrir o seu “eu”, expandindo corpo, espírito e mente. Num ambiente lúdico, mágico e com pessoas interessantes, vai poder descobrir que somos espectadores e actores. Descobrindo o teatro, o ser descobre-se humano. O teatro é isso, A arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!

Programa:
A expressão oral e corporal;
Autoconhecimento;
estímulo de todos sentidos;
incentivo à criação;
percepção e memorização;
auto-estima;
métodos que auxiliam a interpretação e representação de emoções.

Local: Casa do Artista, Morada: Estrada da Pontinha nº7. 1600-582 Lisboa.
Horário: Das 9:00 às 18:30.
Caracterização do público-alvo:
Qualquer pessoa que sinta uma enorme vontade de fazer algo diferente de sair da rotina, viver uma nova aventura e ter consciência do seu ser, daquilo que somos e daquilo que queremos. Basta somente ter entre 16 e 60 anos.

Formador:
João Rosa actor e encenador, começou a sua actividade profissional no mundo do espectáculo em 1998 como assessor, assistente, e produtor de vários eventos de cariz cultural e comercial. Estudou teorias da cultura, estudos comunicacionais, participou em vários workshops/cursos de interpretação e dança dirigidos por Miguel Seabra, Sofia Neuparth, João Ricardo, Edward Fão entre outros. Participou também em seminários organizados pelo I.F.I.C.T. em colaboração com o instituto Internacional de Teatro Mediterrâneo. “Aristófanes no seu contexto histórico” com a Dra. Hélia Correia (faculdade de letras de Lisboa). “Teatro e Educação Democrática” sob a orientação do Prof. José Monleón. Aulas teóricas e práticas cénicas sob a orientação do Prof. José Monleón e Adolfo Gutkin.

A paixão pelo teatro foi ganhando forma através das mais variadas influências de grandes mestres do teatro contemporâneo como Stanislawski, Gordon Craig, Meyerhold, Antonin Artaud, Brecht, Grotowski, Eugênio Barba e Peter Brook, que são actualmente as forças motrizes de todo o seu trabalho. Encenou peças de grandes autores como Federico Garcia Lorca, Carlo Goldoni e Almada Negreiros entre outras encenações de sua autoria: “E sexo? Não se fala de sexo?”, “As Férias”, “Desassossego” e “Os Miúdos”. Dirigiu o Fórum Cultural de Alverca nos anos de 2001 a 2005 onde realizou somente peças de cariz experimental, programou e produziu mais de 60 espectáculos em sala e ao ar livre entre música, dança e teatro. Actualmente é responsável por workshops, oficinas de teatro e dança em Lisboa, actividade que iniciou desde 2006 e onde tem tido a possibilidade de desenvolver vários trabalhos de cariz experimental enquanto docente. Teve uma breve passagem no Teatro Nacional São Carlos onde participou na Opera “Salomé”, “Siegfried”conjunto da tetralogia de Wagner temporada 2008/2009. “Die Walkure” de Richard Wagner e “Maria de Buenos Aires” opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07.

Website: http://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-teatro/

Para se inscrever basta solicitar ficha de inscrição preencher e reencaminhar para o e-mail producoesteatrais2@gmail.com