quinta-feira, 12 de abril de 2012

Laboratório Transfronteiriço de Criação Artística Movimento, Arte e Tecnologia

O PROJETO
Laboratório Transfronteiriço de Criação Artística Movimento, Arte e Tecnologia
Do Contacto entre pessoas nascem e crescem propostas.

Do contacto entre pessoas nascem e crescem propostas. Do contacto entre a ONGD Casa de Harina_Cooperción Cutural por el Desarrollo, em Espanha, e a Oficinas do Convento, associação cultural de arte e comunicação, em Portugal, surge a necessidade da realização de projectos colectivos com a intenção de tornar possível a concretização de ideias, a partilha de conhecimento e a mobilidade e difusão dos produtos artísticos a nível transfronteiriço e periférico, junto de populações rurais, contribuindo para a formação de públicos muitas vezes isolados desse contacto.

AS ENTIDADES

CASA DE HARINA, Espanha.
Entidade sem fins lucrativos que aposta na cooperaçãoo cultural pelo desenvolvimento. Nasce com o propósito de impulsionar as artes e cultura como ferramenta integradora, educacional e socializadora em meios rurais, como um valor a expandir para além do nosso território.

A casa de harina apoia a arte contemporânea e seus protagonistas como fatores fundamentais para o desenvolvimento social e local, interrelacionando profissionais com habitantes de populações e seus diferentes grupos, bem como tornando-os participantes nos programas culturais (formação, sensibilização, exposição, performativa.. etc) que implementa a entidade.
Desta forma, a organização gera sinergias entre povos, culturas, artistas e disciplinas artísticas (dança, teatro, música, artes de movimento, audiovisuais, novas Tecnologías… etc.), assim, trazer ações para fortalecer intercultural.

A Casa de Harina, prespectiva: Transformar Aldeias rurais em portos de abrigo de diferentes culturas e seus habitantes em embaixadores da coexistência e da participação.

LAB_MAT, é iniciativa da associação Casa de Harina, com o apoio e assistência técnica de Talikatao cultura e desenvolvimento, promotor da Conferência Internacional “Mujer Creadora: Arte, Cultura, Creatividad y Compromiso Social”, projeto localizado na Vila de Los Santos de Maimona Badajoz.
Casa de farinha, tem sede em Almendral, região de Olivença, Extremadura, da Península IBÉRICA!

OFICINAS DO CONVENTO, Portugal
Associação Cultural de Arte e Comunicação é uma associação cultural sem fins lucrativos e com duração indeterminada, recentemente constituída como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e como Centro UNESCO. Tem a sua sede social no Convento de S. Francisco, em Montemor-o-Novo, e tem como objectivos prioritários:
A recuperação e reestruturação do edifício sede (Convento de S. Francisco), tendo em vista a criação de condições materiais para a realização de atividades de investigação, divulgação, formação e produção na área das artes e da cultura e na defesa do património;
O apoio e incremento de ações que contribuam para o desenvolvimento, entendendo-o como processo de melhoria de condições culturais e materiais, em estreita colaboração com autarquias e entidades e individualidades competentes, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras;
A promoção, apoio e realização de ações de formação artística e profissional, possibilitando a prossecução dos fins apontados nas alíneas anteriores.
Desde a sua criação que a Oficinas do Convento opera no âmbito das Artes Plásticas, com uma clara preocupação em repensar as condicionantes do lugar, para os converter em mais valias culturais para o habitante da cidade. A aproximação aos agentes culturais e artistas locais permitiu à Oficinas do Convento expandir o seu raio de ação e criar os Departamentos de Imagem, Som, Artes Plásticas e Científico. A ação destes estrutura-se em torno dos objectivos fundadores da Associação: Divulgação, Promoção, Produção e Formação no domínio das tecnologias ligadas à Arte Contemporânea. Ao mesmo tempo, as questões relacionadas com o património cultural e arquitectónico são reflectidas e ponderadas a partir de discussões associadas à criação artística contemporânea: a programação de ciclos de conferências intituladas ‘Conversas à Volta de’ e de Simpósios pretendem evidenciar e trazer a público essas questões.
Os programas da Associação são de interesse público e têm impacto no quotidiano da cidade, já que contribuem para a relação do habitante com o espaço urbano, a paisagem envolvente e a arquitetura tradicional, resgatando saberes. Representam uma oferta programática para a cidade e representam, para a Associação, uma mais valia pelo apoio prestado às atividades desenvolvidas.

OBJETIVOS do projeto LAB_MAT
>< Iniciar relações em "gestão de projetos culturais e criação artística transfronteiriços", entre os indivíduos e entidades.
>< Incentivar a reflexão, o diálogo e a ação sócio-cultural por contacto entre comunidades artísticas e profissionais de diferentes disciplinas artísticas, em ambos os lados da fronteira.
>< Romper com as fronteiras intangíveis, reforçando o diálogo intercultural e promover a criação artística e tecnológica colaborativa-cooperativa.
>< Obter um "produto" artístico, tecnológico fruto das sinergias criadas entre os participantes, na acção e pensamento contemporâneos.
>< Mostrar publicamente os resultados do laboratório através de um discurso enquadrado em eventos internacionais propostos pelas duas organizações.
>< Publicar e divulgar ambos os membros do projecto (instituições, profissionais e artistas), nos meios de comunicação em ambos os lados da fronteira e em outros fóruns internacionais
>< Estabelecer um ponto de partida, bem como um precedente de referência para promover a continuidade na cooperação cultural entre as agências envolvidas, seus participantes e parceiros.

PARTICIPANTES
O projeto é dirigido a qualquer pessoa que sinta interesse nos processos criativos e em experimentar as sinergias que podem ocorrer entre as artes, movimento e o uso das novas tecnologias… Os participantes devem ter alguma experiência na prática e criação em qualquer uma das disciplinas que se relacionem com o projeto: com as artes plásticas e visuais; pintura, escultura, fotografia..., artes do espectáculo; dança, teatro, cenografia, iluminación… nova composição de musical-digital tecnologias…, efeitos sonoros… edição do vídeo, electrónica, criação de software ou qualquer área de criação não descrita aqui.

Participantes, Integrantes dos Laboratórios:
16 participantes (8 de Portugal + 8 de Espanha)

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As pessoas interessadas nesta experiência, deve apresentar uma carta de motivação para participar no programa do laboratório de criação, expressando suas preocupações (técnicas, poética, formais, etc.) e expectativas de participação (dar, tomar, dar, mudar, construir, etc).

Cada participante deve verificar sua disponibilidade para as datas agendadas e garantir a sua presença, não afetando o processo colectivo.

Cada participante compromete-se a trazer consigo os instrumentos necessários para desenvolver suas preocupações criativas na garantia do laboratório (ferramentas tecnológicas, instrumentos, equipamentos, objetos, etc.) para apoio específico à sua proposta inicial.

Os custos de deslocação são custeados pelos participantes.

CONDIÇÕES OFRECIDAS

Os organizadores comprometem-se a:
-Coordenar todas as ações relacionadas ao projeto.
-Oferecemos instalações, alojamento e alimentação, em cada uma das oficinas.
-Equipamento básico de iluminação e som.
-Equipa para promover e divulgar as actividades.
-Organização de apresentações em dois festivais internacionais.
-Documentação audiovisual do processo.
-Difusão em diferentes plataformas profissionais on-line

A EQUIPA Condutores do Laboratório:

Tiago Fróis,1978 (Oficinas do Convento)
Artistas Transdisciplinar. Promotor Cultural
É formado em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Os seus principais domínios de trabalho e investigação encontram-se no campo da Fotografia, mas também na escultura e nas intervenções no lugar. Exerce direcção artística na Associação Cultural de Arte e Comunicação - Oficinas do Convento, onde desenvolve trabalho de coordenação geral e programação de projectos transdisciplinares dos quais se destaca o evento Ananil e Cidade PreOcupada e ciclos de programação associados à Arte Contemporânea, Paisagem e Lugar.

Sara García-Guisado 1972 (Casa de Harina)
Bailarina, Coreógrafa, Artista Multidisciplinar

Formada em dança contemporânea pelo Instituto de teatro de Barcelona. Tem sido formada com grandes mestres nas artes do movimento, interpretação, comédia de arte, teatro do oprimido, desempenho, Videodanza… etc. Estudos recentes em curso de pós-graduação na Universidade de Girona, em "Teatro dos Sentidos" e poética do jogo, sob a direção de Enrique Vargas.

Como intérprete tem trabalhado com várias empresas catalãs de teatro e dança, incluindo Cía. Els Comediants, Danat Danza, co. Rasataula, CIA. Mar Gómez, participando em festivais nacionais e internacionais.

É diretora artística da NadaQueVer Dance Theatre co e Audiovisual, através da qual cria e põe em cena peças multidisciplinares com uma forte presença no movimento, teatro físico e dança contemporânea. “Solos en Compaía”, “Viajeras en la Memoria” o “Una + Una = Otra”, são alguns dos desenhos realizados.
É membro fundador da Associação Expriencia Danza, para promover a prática da dança na cidade de Badajoz. É impulsionadora e diretora artística do Encuentro Internacional Mujer Creadora, arte, cultura, criatividade e compromisso Social. Faz parte da equipa da Casa de Harinha, cooperação cultural, entidade que promove a cultura através do intercâmbio, cooperação e projetos colaborativos de natureza transfronteiriça.

CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES

Convocatória Pública 23 Março a 27 de Abril
Seleção e comunicação aos participantes 2 de Maio
Aceitação do compromisso de participação 3 a 7 de Maio
Ativação do grupo privado de trabalho no Facebook* 10 de Maio
*para que os participantes se conheçam e comuniquem entre eles desde o primeiro momento y possam avançar na matéria.


Laboratório Transfronteiriço de Criação Colectiva

JUNHO_Montemor-o-Novo (Alentejo)

Domingo, 3
De 10’00 a 13’00h 1º ENCONTRO – Apresentações
De 13’30 a 15’00h Almoço no Telheiro da Encosta do Castelo.
De 15’30 a 19’00h Oficina LAB_MAT no Convento de S.Francisco

Segunda-feira, 25
20’00h Recepção aos participantes
22’00h Jantar de boas vindas

Terça-Feira, 26 y Quarta-feira, 27
Oficina LABORATORIO DE CREAÇÃO
Quinta-feira, 28
Preparação
22´00h Mostra de Resultados
Sexta-feira, 29
10´00h Balanço e despedida


SETEMBRO_Los Santos de Maimona (Extremadura)

Quarta-feira, 19
20’00h Recepção aos participantes
22’00h Jantar de boas vindas

Quinta-feira, 20 e sexta-feira, 21
Oficina LABORATORIO DE CREAÇÃO novo espaço e novas ideias

Sexta-feira, 22
Preparação
22´00h Mostra de Resultados


Sábado, 23
10´00h Balanço e despedida



APRESENTAÇÃO FINAL

28 de junho de Montemor-o-Novo
Cidade PreOcupada / PreOcupações
http://cidadepreocupada.oficinasdoconvento.com

22 de Septiembre en Los Santos de Maimona (Badajoz)
VI ENCUENTRO INTERNACIONAL MUJER CREADORA
Emprendimiento en Arte, Cultura, Creatividad y Compromiso Social
www.mujercreadora.es

CONTACTO ESPANHA
CASA DE HARINA
Acción y Cooperación Cultural
www.casadeharina.org
casadeharina@gmail.com
tel. e fax : 00 34 924 544 205
telemóvel: 0034 616 70 48 34

CONTACTO PORTUGAL
OFICINAS DO CONVENTO
Associação Cultural de Arte e Comunicação
www@oficinasdoconvento.com
oc@oficinasdoconvento.com
tel. e fax : + 00 351 266 899 824
telemóvel: 00351 916367040