quinta-feira, 12 de abril de 2012

Workshop de Bufão - Lisboa

com Pepa Diaz-Meco
De 23 de Abril de 2012 a 27 de Abril de 2012 das 18horas ás 22horas na Central Tejo,Avenida Brasilia - Belém

Forma parte do mundo dos afastados por qualquer causa. É o pária, o louco, é "o estranho". É o "filho do diabo" e sente-se orgulhoso em sê-lo.
O bufão rie-se do mundo, se parodia, porque o riso é a sua defesa, é o único que lhe resta para proteger-se e lutar contra tudo aquilo que lhe fez mal, que o afastou do mundo dos "filhos de Deus". Diverte-se reproduzindo á sua maneira, a vida dos homens através de jogos e de suas loucuras. Mediante esta loucura lhe é mais fácil dizer ao mundo o que opina dele .
Eles, igualmente que a tragédia, formam parte da vertical entre o céu e a terra, mas invertem os valores: cospem ao céu e evocam á terra.
Se organizam em grupos que têm suas própias regras: uma sociedade sem conflitos, aonde cada um tem seu lugar e sua identidade. São bandos organizados para parodiar, denunciar o poder, a religião, a sociedade. Tudo como uma festa de carnaval que reivindica o prazer de viver fora da lei.
Neste curso procuraremos a esse ser irónico , ácido , sarcástico , cínico , cáustico , ferido , louco , estranho , transgressor que existe em todos nós e do nosso prazer parodiando do mundo.

Duração:20 horas

Objectivos:
-Aceder ao bufão que está em cada um de nós
-O trabalho com o grupo como aproximação á tribo de bufões a que pertencemos.
-Transformar o nosso corpo com inverosímeis formas, que nos farão tomar contacto com a diferença do mundo no qual o bufão se move.
-Aproximação ao universo do bufão em todas as suas variantes
-A paródia como um modo de entender o mundo

Conteúdo:
Trabalharemos a parodia através de tres tipos de bufões :
- O Bufão Clássico: Partindo de deformidades e defeitos mais realistas:
Tocos, corcundas, barrigas grandes...
- O Bufão Actual : Protótipos sociais que se assemelham ao bufão.
- O Bufão fantástico. Mais baseado na loucura e excentricidades pessoais .
- A paródia em todos os seus graus.
- Os bastardos da nossa vida.

Materiais Necessários:
-Roupas usadas de diferentes cores e tamanhos. Preferencialmente de tamanhos grandes: Pullovers, cachecóis, saias, gorros ..etc
-Almofadas de diferentes tamanhos para rechear a roupa.
-Bolas de diferentes tamanhos. 3 por participante.

PEPA DIAZ-MECO
Com uma grande trajectória profissional, trabalhou ao longo de mais de vinte anos com companhias como: "Ulen Spigel", "La Canapia" e a sua actual companhia "Pepadasola". É Professora e Encenadora especializada em Teatro Gestual. Trabalha em Londres com Philippe Gaulier, Cia Complicité, Jos Huben, John Wrait e grandes mestres do teatro gestual como Pierre Bilan, Monika Pagneaux e em Itália com Mamadù Dioumè (actor da Cia Peter Brook). Nos últimos tempos leva o seu trabalho por várias países,entre eles, Espanha, Egipto e Portugal.

Preço: Inscrição até ao dia 15 de abril: 150 euros.
Inscrição de 16 de abril até ao dia 22 de abril: 180 euros

CONTACTO:
963067179 Zé F. Ramalho
clowndestino6@yahoo.com.br