segunda-feira, 23 de abril de 2012

Formação em Artes Plásticas e Performativas - Porto


A Vara Teatro na Casa Tait (Porto) - NOVOS PREÇOS


A Vara Teatro propõe 12 workshops e 1 atelier de Verão, nas áreas das Artes Plásticas e Performativas, a decorrerem de Abril a Julho de 2012 na Casa dos Caseiros anexa à Casa Tait, com o apoio da Câmara Municipal do Porto.


Informações e inscrições através de avarateatro@gmail.com ou 91 270 67 24




WORKSHOP DE DESENHO E PINTURA (para crianças)
com JAS
Dias 28 e 29 de Abril das 10h às 14h (total de 8 horas)
Preço: 35 euros (com material incluído)


Este workshop tem como principal objectivo estimular o pensamento, a observação e a reflexão do processo envolvido na escolha de um motivo e na definição de uma intenção. Mostrará como usar o desenho de observação para reinterpretação critica do real e encontrar soluções plásticas para expressar o que se sente e pensa. É uma oficina que passa pela experimentação de diversos materiais e uma procura individual da expressão pessoal de cada criança.


João Alexandrino – JAS
Nasceu no Porto em 1981. Tem o Curso da Escola Artística e Profissional A Árvore. O seu trabalho tem-se desenvolvido em diferentes áreas e práticas artísticas como a instalação, a performance, o vídeo, a pintura e o desenho. Fundou o Espaço INCUBADORA (2002-2007) em Vila Nova de Gaia com Tiago Feijó e João Alves. Colaborador e membro do Instituto Antimatéria desde 2009 nas acções e actividades que esta associação cultural sem fins lucrativos tem desenvolvido no Espaço Ilimitado - núcleo de difusão Cultural e o Quarto Escuro - project room, no Porto. Desenvolveu diversos projectos em parceria com Patrícia Afonso, de salientar a curta-metragem Silêncio. Tem colaborado com Saguenail ilustrando diversas das suas obras literárias. Mais recentemente fez parte do espectáculo "Sombras da Rua de Trás" para o FIMP 2011.


Destinatários: Crianças entre os 6 e os 12 anos
Inscrições até dia 26 de Abril






WORKSHOP DE EXPRESSÃO DRAMÁTICA (para crianças)
com Margarida Barata
Dias 28 e 29 de Abril das 15h às 19h (total de 8 horas)
Preço 25 euros


Exercícios de iniciação à expressão dramática, mímica, expressão corporal, relaxamento e improvisação, estimulando a concentração, a criatividade e a desinibição.


MARGARIDA BARATA
Licenciada em Teatro, ramo Produção pela ESTC. Tem o Curso de Formação de Actores do IAE - Instituto das Artes do Espectáculo, o Curso de Teatro na Companhia Os Satyros, para além de vários cursos e workshops no CEM - Centro em Movimento. Da sua formação em Teatro, Dança, Escrita e Performance, destaca o trabalho com João Cabral, Miguel Borges, Patrícia Portela, Ricardo Araújo Pereira, João Garcia Miguel, Rui Zink, Howard Sonenklar, João Mota, Miguel Pereira, Possidónio Cachapa, entre outros. Trabalhou como actriz em encenações de Carlos Avilez, Fernando Ary, Francisco Alves, Ricardo Gageiro, João Garcia Miguel, Rui Neto e André Guedes. Trabalha como formadora em teatro desde 2003. Recentemente foi assistente de encenação e actriz no espectáculo "In Situ- In Transit" do Teatro Plástico, dirigiu "Say Something!" e fez parte do elenco de "Fim ou projecto frágil em estrutura suspensa" de Margarida Bento, na Vara Teatro. É membro da direcção da Liberdade Provisória e de A Vara Teatro, onde exerce funções de actriz, autora e direcção de produção.


Destinatários: Crianças entre os 6 e os 12 anos
Inscrições até dia 26 de Abril




WORKSHOP DE MARIONETAS - CONSTRUÇÃO E MANIPULAÇÃO DE OBJECTOS
com Katarina Falcão
dias 5 e 6 de Maio das 10h às 14h e das 15h às 19h (total de 16 horas)
Preço: 50 euros


Este workshop tem como objectivo reutilizar material reciclável e com ele construir bonecos e objectos. Numa segunda fase, serão abordadas noções básicas de manipulação.


KATARINA FALCÃO
Nasceu em 1976, no Porto. É licenciada pela Escola Superior Artística do Porto.
Tem trabalhado como artista plástica, marionetista, produtora e assistente de encenação. De salientar o seu trabalho com companhias como Teatro do Ferro e Teatro Plástico.
Mais recentemente, teve a sua exposição individual “Momentos Indómitos, o Fim” ,Casa Museu Soledade Malvar em Famalicão e participou no espectáculo de sua autoria “Sr. Sombro & Friends” integrado em “Sombras na rua de trás”, FIMP 2011- Festival Internacional de Marionetas do Porto, Porto.


Destinatários: Professores, educadores, actores, estudantes, famílias, curiosos, etc. (maiores de 12 anos)
Inscrições até dia 3 de Maio




WORKSHOP DE CLOWN
com Bruno Leite
dias 12 e 13 de Maio das 10h às 14h e das 15h às 19h (total de 16 horas)
Preço: 50 euros


O trabalho principal do curso será a busca do teu próprio palhaço, mediante exercícios de improvisação e jogos específicos da técnica do clown.
Descobrir o que existe para além de uma simples máscara, saber comunicar com o fracasso e o êxito. Como controlar os níveis de energia emotiva? Desfrutar do ridículo! Como descobrires o conforto em ser um palhaço e não em fazer de palhaço.


BRUNO LEITE
Actor, Clown, Performer. Licenciado no Curso Superior de Teatro – Interpretação e Encenação pela Escola Superior Artística do Porto.
Fundador e responsável pela empresa de animação infantil Risos e Sorrisos Lda. Fundador da Companhia de Teatro Contos na nossa Língua onde colabora como actor.
Frequentou o Satge de Clown «Le jeu Masqué, le grand voyage du masque neutre au clown» Ministrado Lory Leshin na Escola Samovar em Bagnolet, Paris, em 2011. Actualmente desenvolve um trabalho de pesquisa de aéreos e novo circo.


Destinatários: Professores, educadores, actores, estudantes, famílias, curiosos, etc. (maiores de 12 anos)
Inscrições até dia 10 de Maio.






Próximos Workshops:
19 e 20 de Maio - Interpretação para tv - Rui Neto
26 e 27 de Maio - Teatro (iniciação para adultos) - Margarida Bento
2 e 3 de Junho - Contadores de histórias - Ilva Otero
9 e 10 de Junho - Butoh - Sven Wu Wei
16 e 17 de Junho - Teatro para empresas - Margarida Bento
30 de Junho e 1 de Julho - Voz - Carla Gomes
7 e 8 de Julho - Teatro para jovens - Margarida Barata
16 a 27 de Julho - Atelier de Verão - Carla Gomes, Margarida Barata e Margarida Bento