sexta-feira, 20 de abril de 2012

Workshop: Fotografia de Teatro - Lisboa

De 26 de Abril a 24 de Maio

Com Tânia Araújo e Luís Rocha (MEF- Movimento de Expressão Fotográfica)

O Movimento de Expressão Fotográfica - MEF em colaboração com a Reitoria da Universidade de Lisboa, promove mais uma edição do Workshop de Fotografia de Teatro, para a cobertura fotográfica integral do FATAL – 13º Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa.

O Workshop é composto por uma componente teórica de fotografia de cena e por uma parte prática a realizar ao longo de todo o festival. A parte prática é composta por fotografia dos espectáculos que integram a 13.ª edição do FATAL e por fotografia de reportagem do ambiente que envolverá todo o festival.

Serão criadas equipas de trabalho para a cobertura do Festival, sendo estas coordenadas pelos formadores, e fotógrafos, Tânia Araújo (no terreno) e Luís Rocha (em sala de aula).

Conteúdos: Temperatura de cor; O momento certo; A relação com os actores e com o palco; Sensibilidades, relação com a luz existente; Grão e ruído; Profundidades de campo e foco selectivo; Composição de fotografia de cena; Distâncias focais, luminosidade das objectivas (efeitos e características); A colocação na plateia do fotógrafo; Direito à imagem; Tratamento digital de imagens em programa de edição; Uso do Flash; Fotografia de reportagem.

Componente teórica: 26 de Abril e 3 de Maio, das 19h30 às 22h30m

Edição, visualização e discussão de imagens: 8, 12, 17, 19 e 24 de Maio, das 19h30 às 22h30m

Componente prática fotográfica: No decorrer do festival, mediante a programação;

Onde: Espaço Municipal da Flamenga (aulas teóricas) | Teatro da Politécnica e outros locais (prática fotográfica)

Preço: 120€

Tânia Araújo - Nasceu em Lisboa em 1980. Diplomada pelo Citeforma com o curso Técnico Profissional de Multimédia. Pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas obteve o curso Profissional de Fotojornalismo. Frequenta a Licenciatura na área de Audiovisual e Multimédia na ESCS – Escola Superior Comunicação Social. Deste 2003, é formadora de fotografia no Mo¬vimento de Expressão Fotográfica. Em 2010 foi co-fundadora do Colectivo Imagens Marginais.

Luís Rocha - Nasceu em Lisboa em 1970. Frequentou o Curso de Imagem e Artes Visuais na Escola Antó¬nio Arroio e o Curso de Fotografia do IADE. Diplomado pela APAF com o curso de Fotografia Profissional e pelo Instituto Politécnico de Tomar com o Curso de Conservação e Restauro de Fotografia e Processos Fotográficos do séc. XIX. Em 2000 foi co-fundador do Movimento de Expressão Fotográfica. Em 2009 desenvolveu, enquanto director artístico, o projecto “Integrar pela Arte”, em associação com o Movimento de Expressão Fotográfica.

Informações e Inscrições: http://www.mef.pt

Parceria: Oficina da Fotografia | DAS | CML