quinta-feira, 26 de abril de 2012

Workshops de escrita criativa - Lisboa

Livraria Ler Devagar (Lx Factory) – Lisboa


10h
(2 sessões)
9 de junho, sábado, das 14h00 às 20h00
+
16 de junho, sábado, das 14h00 às 18h00
Preço:123€ (IVA incluído)
Mínimo de participantes: 15
Pré-inscrições até 31 de maio.
Contactos para inscrições: workshopseucleia@gmail.com
922 259 792


Programa:
Ficção
1 – Estimular a criatividade
1.1 – Jogos de palavras
1.2 – Comparações e metáforas
1.3 – Imagens e sensações
1.4 – Ritmo
1.5 – Estilo
Exemplos e Exercícios
2 – A Ideia
2.1 – Ação
2.2 – Tempo
2.3 – Contexto
2.4 – Ambiente
Exemplos e Exercícios
3 – As Personagens
3.1 – Concetualização
3.2 – Descrição
3.3 – Modelação
3.4 – Vida
Exemplos e Exercícios
4 – A Narrativa
4.1 – Narrador
4.2 – Estrutura
4.3 – Desenvolvimento e Clímax
4.4 – Desenlace
Exemplos e Exercícios
5 – Limar Arestas
5.1 – Revisão e Aperfeiçoamento
5.2 – Distanciamento e perspetiva
Exemplos e Exercícios
6 – O Conto
6.1 – Escrita e partilha de um pequeno conto
6.2 – Análise e discussão




Workshop de Edição – Lisboa


Dia 30 de junho (sábado), das 13h às 20h.
Local: Livraria Ler Devagar (Lx Factory), Lisboa.
Preço: 184,50 euros (IVA incluído; inclui  material.)
Cada participante recebe um diploma.
Mínimo necessário de participantes: 10
Pré-inscrições até dia 15 de junho.
Inscrições através do e-mail workshopseucleia@gmail.com 
ou do telefone 92 225 97 92.


Programa
1 – Fundamentos Básicos da Edição
1.1              – Em que consiste o trabalho de editor
1.2              – Intervenientes: Editor, autor, tradutor, revisor, designer, impressor, distribuidor, livreiro
1.3              – Do conteúdo ao livro: os vários passos na conceção de um livro
1.4              – Algumas questões que todo o editor deve saber
1.5              – Análise do mercado editorial de língua portuguesa
1.6              – Determinação do público-alvo
2 – Criação da própria editora vs. Edição por conta de outrem
2.1              – Criação da empresa: capital necessário, fundamentos de gestão editorial
2.2              – Criação da imagem da editora
2.3               - Trabalhar num editora: funções a desempenhar, habilitações requeridas
2.4               - Diferenças entre um pequeno editor e uma grande editora; vantagens e desvantagens de cada uma das opções
2.5              – Edições de autor
3 – Autores
            3.1 – Autores nacionais: análise de originais, obras encomendadas – como chegar à obra
3.2              – A relação com autores nacionais
3.3               - Autores estrangeiros: análise de originais – como chegar à obra
3.4               - Relação com agências literárias e editoras estrangeiras: como negociar direitos
4 – Tradutores / Revisores / Designers
4.1              – Como escolher colaboradores; as habilitações requeridas
4.2               - Problemas advindos da escolha de maus colaboradores; custos associados
4.3              – Coordenação dos vários intervenientes
5 – A impressão
5.1              – Como escolher uma gráfica; fatores a ter em conta
5.2              – Impressão digital vs. Impressão offset
5.3               - Controlo de qualidade e escolha de materiais; pedidos de orçamento
6 – Distribuição
            6.1- Distribuição própria / Distribuição delegada / Distribuição mista
6.2              – Vantagens e desvantagens de cada tipo de distribuição
6.3              – Análise da distribuição nacional
Coffeebreak
7 – Livrarias
7.1              – Livrarias independentes vs. Cadeias livreiras
7.2              – Outros locais de venda de livros
7.3              – Livrarias online
7.4               - Relação com os livreiros; critérios de negociação
7.5               - Contas consignação e contas firme
8 – Comunicação e marketing
8.1 – Como elaborar um plano de comunicação
8.2 – Relação com os críticos; o papel da crítica na divulgação de um livro
8.3 – Promoção de novos autores vs. Promoção de autores consagrados
8.4 – Marketing dirigido aos canais de venda
9 – Algumas questões práticas relacionadas com os livros
9.1 – Determinação do preço
9.2 – Lei do preço fixo
9.3 – ISBN e Depósito Legal



Workshop de Escrita Criativa - Gaia


Casa Barbot / Casa da Cultura de Gaia
22, 23, 24, 25 e 28 de maio, das 17h30 às 19h30


Preço:123€ (IVA incluído)
10h
(2h00 x 5 sessões)
Desconto de 10% para grupos de 4 ou mais pessoas que se inscrevam em conjunto.
Contactos para inscrições: workshopseucleia@gmail.com
922 259 792


Programa:
Ficção
1 – Estimular a criatividade
1.1 – Jogos de palavras
1.2 – Comparações e metáforas
1.3 – Imagens e sensações
1.4 – Ritmo
1.5 – Estilo
Exemplos e Exercícios
2 – A Ideia
2.1 – Ação
2.2 – Tempo
2.3 – Contexto
2.4 – Ambiente
Exemplos e Exercícios
3 – As Personagens
3.1 – Concetualização
3.2 – Descrição
3.3 – Modelação
3.4 – Vida
Exemplos e Exercícios
4 – A Narrativa
4.1 – Narrador
4.2 – Estrutura
4.3 – Desenvolvimento e Clímax
4.4 – Desenlace
Exemplos e Exercícios
5 – Limar Arestas
5.1 – Revisão e Aperfeiçoamento
5.2 – Distanciamento e perspetiva
Exemplos e Exercícios
6 – O Conto
6.1 – Escrita e partilha de um pequeno conto
6.2 – Análise e discussão




Workshop de Acordo Ortográfico - Gaia
Programa
A – Introdução ao funcionamento do workshop
B – Primeiro Módulo
1 – Introdução ao Acordo Ortográfico
2 – Alfabeto
3 – Acerca do h
4 – Sequências Consonânticas
C – Segundo Módulo
1 – Acentuação das palavras paroxítonas (acentuadas na penúltima sílaba)
2 – Acentuação das vogais tónicas grafadas i e u das palavras oxítonas (acentuadas na última sílaba) e paroxítonas
D – Terceiro Módulo
1 – O hífen em compostos, locuções e encadeamentos vocabulares
2 – O hífen nas formações por prefixação, recomposição e sufixação
3 – O hífen com o verbo haver
4 – As maiúsculas e as minúsculas
E – Avaliação Final
F – Esclarecimento de Dúvidas
Casa da Cultura de Gaia
15, 16 e 17 de maio
 (O workshop é composto por 3 sessões.)
Das 18h00 às 19h30.
Preço: 30,75 euros (IVA incluído; preço único que inclui a participação em todas as sessões e material.)
Cada participante recebe um diploma.
Desconto de 10% para grupos de 4 ou mais pessoas que se inscrevam em conjunto.
Inscrições através do e-mail workshopseucleia@gmail.com 
ou do telefone 92 225 97 92.


-----------------------------------


Formadores:
João Reis
Cofundador e editor da Eucleia Editora. Tradutor de Sueco, Norueguês, Dinamarquês, Islandês e Inglês; revisor. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


Natália Reis
Cofundadora e editora da Eucleia Editora. Tradutora de Espanhol e Inglês; revisora. Licenciada em Estudos Portuguesese e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem algumas obras publicadas e vários prémios, como o Prémio Jovem Literário Luiz Teixeira, e menções honrosas, entre as quais a Menção Honrosa no Prémio Literário José Luís Peixoto.