terça-feira, 24 de abril de 2012

Oficina de exploração sonora - Setúbal

"Isto não é uma panela"
Dos 6 aos 12 anos - Setúbal
5 de Maio, das 16 horas às 17h30, na sala da Capricho Setubalense

“Isto não é uma panela” surge como forma de introduzir a criança no mundo da música através da exploração de novas sonoridades e diferentes métodos de composição musical. A descoberta de potencialidades sonoras e musicais em objectos vulgarmente utilizados no quotidiano, como panelas, copos, alguidares e colheres, faz parte de um caminho de conhecimento sobre si e sobre o meio onde vive. A ideia de que a composição musical decorre apenas a partir da utilização de instrumentos musicais tradicionais é, aqui, posta em causa pela própria criança, sendo esta conduzida ao longo de um processo de desconstrução do sentido original das coisas, questionando a função ou as funções que normalmente assumem: a flauta que já não é mais flauta mas sim uma jarra, a pandeireta que se transforma num prato para bolo e uma panela que não é uma panela mas um novo instrumento de percussão. Desta forma, surgem, não só, novas vias para a criatividade artística como, também, uma forma mais crítica de se olhar para realidade.
A liberdade para explorar os objectos e a consciência dos seus sons, a partilha de vivências e ideias com outras crianças, o instinto e o ritmo são ferramentas base para trabalhar a improvisação, individual e colectivamente. Neste contexto serão realizados exercícios simples de coordenação e de ritmo que possam facilitar a interacção com os objectos para um momento de improvisação em grupo.

Objectivo geral
Contribuir para o desenvolvimento cognitivo e sensorial da criança e para a sua educação artística.

Objectivos específicos
Incentivar a descoberta de novas sonoridades e potencialidades musicais;
Potenciar a capacidade de improvisação musical individual e colectiva da criança;
Estimular potencialidades criativas de composição musical;
Desenvolver a capacidade motora de coordenação e de ritmo da criança;
Recorrer à expressão artística enquanto veículo de auto-descoberta e de descoberta do meio circundante;
Promover a ideia de que a música pode ser feita a partir de formas não convencionais;
Potenciar relações de proximidade e promover vivências criativas entre diferentes crianças.

Sobre a orientadora
Sara Santana nasceu no final dos anos 80, na Margem Sul do Tejo, e cresceu entre a Moita, o Barreiro e Lisboa.
Em 2009 licenciou-se em Estudos Artísticos, na vertente Artes do Espectáculo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo realizado um estágio profissional como Assistente de Produção na Associação Cultural Alkantara.
Desde 2008 que estuda música na Escola de Jazz do Barreiro (instrumento Voz) e já trabalhou como Técnica de AEC's de Expressão Musical com grupos da Pré-Escola e do 1º ciclo do Ensino Básico.  Mais recentemente, entre os meses de Agosto e Outubro de 2011, realizou um projecto de Cooperação para o Desenvolvimento no âmbito da Educação Comunitária, na Guiné-Bissau, onde teve a oportunidade de dar formação a professores e animadores comunitários nas áreas de Dinamização Comunitária e Métodos de Ensino e de participar em Acções de Sensibilização para a Importância da Educação.
Devido, por um lado, a um crescente interesse pela área da Educação e, por outro, pela consciência de que a Arte assume um lugar de peso na formação do ser humano, Sara Santana aventura-se, agora, na promoção de oficinas de expressão artística para diferentes faixas etárias.