quinta-feira, 26 de abril de 2012

Workshop Danças Populares da Índia - Lisboa

CELEBRANDO A ENERGIA - FEMININA E MASCULINA 
GARBA E DANDIYA ( com bastões)


Sobre estas danças:


Garba é uma dança folclore indiana da região ocidental do país. É uma das formas mais populares de dança popular das mulheres que celebra a energia feminina. A figura do círculo e da espiral têm semelhanças com outras danças espirituais. Tradicionalmente é dançado ao longo dos 9 dias do Festival Hindu Navaratri (Nava: Nove, Ratri: Noites). As pessoas dançam à volta do centro, inclinam-se para os lados em cada passo, movem-se como se varressem o espaço de baixo para cima, da esquerda para a direita, terminando sempre com uma palma. As músicas do Garba geralmente são melodiosas e com histórias e tendo vindo a passar de geração em geração.


Existem muitas formas do Raas, mas ‘Dandiya Raas’, que tem lugar no Festival Navarati em Gujarat é a forma mais popular e celebra a energia masculina.
No Dandiya Raas, homens e mulheres dançam em dois círculos, com dandiyas (paus/bastões) nas mãos. Esta dança também foi apelidada da ‘Dança da Espada’, já que os bastões representam a espada da Deusa Durga.
As origens destas danças remontam à vida de Lord Krishna.


Espaço Dançattitude, Travessa Escola Araújo, Nº3 A, 1150 – 141 Lisboa


Workshop Danças Populares da Índia -
GARBA E DANDIYA ( com bastões)


19 de Maio 2012 Sábado 
Garba 17:00h – 18:30h
Dandiya 18:30h – 20:00h
1 Workshop 20€ / 2 Workshops 30€


Local:
Espaço Dançattitude, Travessa Escola Araújo, Nº3 A, 1150 – 141 Lisboa
Inscrições:
info@dancattitude.com
Tel: 965 127 123