segunda-feira, 30 de abril de 2012

Laboratório do ator

Treinamento e composição
com Joana Levi  
de 9 a 12 de Maio  das 10h às 13h 
12 vagas; 50€ por pessoa         

Espaço de provocação para o artista cênico que deseja exercitar sua condição de autor, poeta da cena que escreve no espaço com seu corpo e sua presença.      
Proponho compartilhar experiências que fomentem questões sobre o trabalho físico, sua relação com a imaginação e a dramaturgia autoral, criando um espaço de colaboração e prática de elementos ligados ao ofício do ator, presentes nas relações entre:   
. Percepção e presença  
. Fluxo de impulsos e relação com o espaço  
. Equilíbrio e oposição  
. Improvisação e estrutura  
. Tempo / espaço - real / ficcional    
. Imaginação e ação

A Joana Levi é uma nossa convidada muito especial. Faz parte da estratégia da Companhia abrir-se ao desconhecido convidando sempre que possível criadores que nos ajudem a olhar para o mundo. Quando aqui chegou a Joana trazia consigo algo que identificamos como uma forma de ser e de se mover estranha ao nosso olhar. Esse facto levou-nos a perceber que por detrás da linguagem está uma outra coisa mais subtil quase indefinível que marca e define o movimento dos corpos no mundo. Não sabemos definir o que é: talvez as linhas que unem o olhar ao mundo ou o equilíbrio e desequilíbrio que o corpo desenvolve e guarda para si pelo simples facto de provir de um diferente contexto. Ou pelo facto de falar diferentes línguas e sotaques. 
Ao promovermos agora este workshop o que propomos, para além da partilha dos conhecimentos e técnicas que a Joana transporta consigo, é uma aventura na descoberta dessas diferenças mais subtis.
João Garcia Miguel, Abril 2012
JOANA LEVI coordenará este laboratório compartilhando sua pesquisa nos últimos dez anos com treinamentos e exercícios de composição que partem do trabalho com o corpo para investigar e potencializar a presença e a poética do ator na cena | É atriz e diretora teatral, teve parte de sua formação na Itália e nos EUA. Nos últimos seis anos foi atriz e assistente de direção da Casa Laboratório, grupo dirigido por Cacá Carvalho e Roberto Bacci, em Sp. Além de atuar e coordenar os treinamentos nos espetáculos da Casa, Levi participa de laboratórios de criação com Piotr Borowski, Danio Manfredini, Gey Pin, Silvia Pasello, entre outros. Em 2011, protagoniza, ao lado de Cacá Carvalho, O Hóspede Secreto, dirigido por Roberto Bacci, apresentado no Brasil e na Itália.  Recentemente, atuou em Macumba Antropófaga, com direção de Zé Celso, no Teatro Oficina.
http://joanalevi.com/

Para mais informações:
http://www.facebook.com/events/346791052037083/