segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Laboratório de Teatro - Porto

Partindo da base de trabalho de criação do encenador Anatoly Praudin, este Laboratório vem oferecer um método
de investigação para o actor.

O trabalho de Anatoly baseia-se nos métodos de dois sistemas teatrais – o de Stanislavsky e Meyerhold e representa uma evolução desses métodos, levando a criação a níveis mais avant-garde de performance.

Um trabalho de pesquisa ao nível do inconsciente do actor e do colectivo de actores, uma ferramenta de reforço para o actor que quer manter e consolidar o trabalho de ficção teatral.

Torna-se vital hoje que o intérprete esteja dotado das mais variadas ferramentas e métodos que potenciem a sua rápida capacidade de criação e que isso não se traduza na perda de relação interior com a personagem a interpretar.

Este Laboratório oferece um método de pesquisa de elementos de ligação entre o actor e a personagem partindo de um texto dramático. O objectivo não é construir nem querer criar uma Personagem, antes pensar sobre ela e ter espaço de escuta e questionamento, trabalhando a convocação de estímulos inconscientes no actor.


Um trabalho de investigação e de procura de pistas que revelem a personalidade oculta da Personagem.

METODOLOGIA --
1. Leitura e escolha do texto dramático que servirá como base para o Laboratório;
2. Atribuição de personagens e construção de um quadro dramatúrgico através das informações do texto seleccionado;
3. Distribuição dos elementos retirados da pesquisa analítica do texto a cada participante para desenvolvimento e exploração;
4. Início do método de pesquisa. Leitura última da peça. Convocação de elementos sensoriais no actor relativos à personagem e\ou à peça;
5. Início do trabalho de pesquisa colectivo. Criação de ligações de estímulos entre actores e personagem.
6. Fase de improvisação\investigação individual. Exercício de questionamento ao actor pelo colectivo – a procura
da mente activa da personagem. Mostras individuais – investigação primária da personagem;
7. Fase de improvisação\investigação relações personagens. Ideia de estímulos secretos e alvos entre personagens.
Mostras colectivas.
8. Improvisação geral sobre a memória da peça. Leitura da peça e confrontação racional com a pesquisa sobre o
inconsciente da personagem.
9. Discussão sobre método

DANIEL PINTO --
Nasce em Lisboa em 1976 e forma-se profissionalmente em 1999 na ACE no Porto. Estreia-se como actor trabalhando em várias produções com o director Alan Richardson com quem desenvolve a técnica de Clown em Devising Theater.
Integra elenco em mais de 45 produções teatrais em várias companhias: Teatro do Bolhão, Teatro Nacional S. João, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Bruto, As Boas Raparigas…, Ao Cabo Teatro, Teatro Plástico, Artistas Unidos, Teatro da Palmilha Dentada, Comédias do Minho.
Desde 2004 que trabalha regularmente com o encenador Nuno Cardoso e destaca o seu trabalho de pesquisa dramatúrgica como ponto central a partir do qual passa a desenvolver todo o seu trabalho de actor desde então.
Em 2011, a convite do teatro O Bando, integra um seminário de pesquisa teatral com Anatoly Praudi.

DATAS –
4 a 15 Dezembro – Terça a Sexta (20h > 23h30), Sábado (14h > 16h30)

VALOR – 50€

LOCAL -- PORTO

Inscrições (envio de carta de motivação e CV) aocaboteatro@gmail.com | Contacto: 91170435

Laboratório Direcção Daniel Pinto | Assistência Cristovão Carvalheiro | Colaboração Ao Cabo Teatro