quinta-feira, 21 de maio de 2009

Audição: nova criação de Carlota Lagido - Lisboa

MONSTER
audição nova criação de Carlota Lagido
Inscrições abertas

mais informações
eira33
eirageral@mail.telepac.pt 21 353 09 31 fax: 21 353 09 32 t.m.: 91 255 51 00

1ª fase
workshop/ audição
28 e 29 Maio 10h-14h

Este primeiro workshop tem como objectivo seleccionar um grupo de participantes/intérpretes (profissionais e não profissionais) que pretendam integrar um processo de formação/criação para o novo projecto de Carlota Lagido, a ser desenvolvido durante os meses de Junho e Julho na eira33

2ªfase
Workshop/criação/audição
1 de Junho a 31 Julho - 2ªs feiras e 4ªs feiras 20h-22.30h
40€ (2 meses)

Objectivos
-Contribuir para a construção de Monster , novo projecto de Carlota lagido com base na sua performance “notforgetnotforgive”*

-Proporcionar aos participantes um espaço onde lhes seja permitido explorar a especificidade criativa e física de cada um, pondo em prática ideias e experiências e dando-lhes simultaneamente a oportunidade de se envolverem directamente num processo criativo.

- Pesquisar, explorar e experimentar todos os elementos constintuintes do espectáculo, tais como, espaço cénico, ambiente sonoro, figurinos.

-Encontrar novos intérpretes de dança contemporânea. Este laboratório funcionará como uma audição e durante este processo serão convidados três participantes/ intérpretes que irão integrar uma nova fase de criação na continuidade deste projecto mas num contexto profissional.

Formato
Laboratório de duas horas e meia, com duas sessões semanais que serão constituídas por breve aquecimento e preparação física seguido de práticas de improvisação e experimentação.
Apresentação informal pública no final de Julho com todos os participantes.


Público alvo e requisitos
Pessoas entre os 20 e os 65 anos com ou sem experiência em dança mas com interesse na arte contemporânea em geral. Profissionais e estudantes de dança, teatro, artes visuais.
Disponibilidade total às segundas e quartas (20h-22.30h) durante os meses de Junho e Julho e dispostos a participarem numa apresentação pública.


O projecto
Em 2008 apresentei a performance “notforgetnotforgive” com outra intérprete que não eu. Esta última versão foi interpretada por Tânia Carvalho e apresentada no contexto da Festa de Aniversário do Museu Berardo.

O olhar exterior suscitou vontade de ver as inúmeras possibilidades coreográficas que este trabalho teria se fosse feito com vários intérpretes.

Neste período da minha vida, em que oscilo entre questionar as linguagens da dança e começar uma nova fase criativa/metodológica, decidi contrariar esse desejo e simplesmente explorar movimento. Apeteceu-me explorar as dinâmicas e especificidades de cada corpo unificando-as num complexo desenho coreográfico com diferentes ritmos, paragens, uníssonos, cadências. Apeteceu-me também que muitos desses corpos fossem de pessoas normais, sem treino e de diferentes idades.

E a partir de um solo com dez anos de existência surge o projecto para uma nova versão para vários intérpretes. Chamei-lhe Monster.

Originalmente “notforgetnotforgive” foi feito em 1999, para uma casa de banho de homens e foi sempre interpretado por mim.
Reflectia a capacidade do ser humano em apagar situações limite da memória. Criei uma pin up anos 40 habituada a cantar em cenários de guerra. Linda de morrer, decidida a fazer esquecer.
E tal como em “notforgetnotforgive” em “MONSTER” el@s vão continuar a ser pin-ups, decidid@s a encantar o mundo. São inscrições na memória colectiva, cada uma del@s como um monstro, único e especial. El@s são aquilo que todos queremos e que depois tudo fazemos para esquecer.

Carlota Lagido
Tenho 43 anos. Fui bailarina de dança contemporânea, sou coreógrafa e figurinista e gosto de fazer muitas outras coisas ligadas ao design e às artes visuais.
No meu trabalho, de característica multidisciplinar, abordo questões relativas à identidade e (auto)biografia e exploro-as em projectos para palco e outros contextos. O trabalho em vídeo tem sido um elemento importante nas minhas peças, como em “BB2”(EIRA/Serralves em Festa), "Ugly"(EIRA/Citemor/Temps d’Image MC/IA) ou "Self" (EIRA/Casa d’os dias da Água/MC/IA).
Trabalhei com Francisco Camacho, Miguel Bonneville, Sara Vaz, Abraham Hurtado, Rita Só, Bárbara Lagido e Tânia Carvalho como intérpretes. Desta última destaco a sua participação na performance “notforgetnotforgive”, apresentada na festa do aniversário do Museu Berardo em 2008.
Os meus colaboradores criativos de eleição são Fernando Fadigas, Miguel Santos/Blindvision e Rui Viana.
De 1987 a 2005 fui bailarina e intérprete de dança contemporânea. Trabalhei com Mark Haim, Rui Horta, Joana Providência ("Mecanismos") e Meg Stuart ("Disfigure Study").
Trabalhei intensamente com Francisco Camacho e gostei particularmente de participar em peças como "Dom São Sebastião", "Gust" e "Liveevil-Evillive". Fui mencionada como a sua “bailarina fetiche”.
Desenho guarda-roupa para espectáculos de dança e teatro, desde 1989. Neste âmbito, trabalhei para Vera Mantero, Lucia Sigalho, Francisco Camacho, Paula Castro, Filipa Francisco, Meg Stuart, Clara Andermatt, Paulo Ribeiro, João Fiadeiro, Nuno M. Cardoso e Aldara Bizarro. Em 2009 colaborei com Margarida Mestre no seu último projecto.
Faço assistência de guarda-roupa para filmes publicitários.
Actualmente sou membro da direcção de programação no espaço eira33 e dedico-me a muitas outras tarefas dentro desta estrutura.

eira33
rua camilo castelo branco 33, 1º 1150-083 Lisboa
[metro: marquês # edifício bombeiros lisbonenses]
eirageral@mail.telepac.pt http://eira33.blogspot.com
tel: 21 353 09 31 fax: 21 353 09 32 t.m.: 91 255 51 00

direcção de programação
Carlota Lagido, Francisco Camacho, João Oliveira