quinta-feira, 21 de maio de 2009

Festival Tocar de Ouvido - Évora

http://www.pedexumbo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=192%3Aapresentacao-tocar-de-ouvido&catid=85%3Atocar-de-ouvido&lang=pt

Apresentação oficial
30 de Maio 22:00 h Espaço Celeiros, Évora
Música ao vivo com a Roda de Choro de Lisboa

No dia 30 de Maio, no Espaço Celeiros, é apresentado o Tocar de Ouvido- Festival Internacional de Música de Évora. A partir das 22:00h,apresenta-se o festival e os seus objectivos: trazer a Portugal e àcidade de Évora, durante a Feira de São João, grandes nomes dasmúsicas do mundo em concertos nocturnos e realizar oficinas deaprendizagem de instrumentos, durante o dia.
Na apresentação poder-se-ão ver vídeos e conhecer melhor os gruposconvidados: Dazkarieh, Sara Tavares, A Barca, Rabih Abou-Khalil,Leilía e Kepa Junkera.

Para além disso, poderemos conhecer um pouco dos instrumentos que vãoser ensinados por alguns destes músicos, bem como pelos maisrepresentativos músicos de tradição oral: Concertina do país Basco(Kepa Junkera e Artur Fernandes), Gaita-de-foles de Portugal (JoaquimRoque), Pandeiro do Brasil (Ari Colares; A Barca) e pandeireta daGaliza (Leilía), percussão corporal (Marcelo Pretto; A Barca) ouRabeca (Thomas Rohrer; A Barca).

Logo a seguir, actua a Roda de Choro de Lisboa - uma singular formaçãode músicos brasileiros e portugueses, que junta as influências de 500anos de mistura de tradições musicais de europeus, africanos eamericanos - no fundo, o que somos hoje no Tocar de Ouvido.

Mais informações e programa completo em
www.tocardeouvido.com