10X10
PERFORMANCE TEATRAL DEZ09
CONVITE À CRIAÇÃO DE TEXTOS
O ESTACA ZERO TEATRO tem o prazer de convidar todos os interessados a apresentar textos dramáticos ou não-dramáticos, para a sua próxima produção teatral '10x10' , com estreia em Dezembro de 2009.
Tendo em vista a divulgação da nova escrita portuguesa, o projecto teatral subsidiado pelos Apoios Pontuais 2009 do Ministério da Cultura | Direcção Geral das Artes, pretende ser uma plataforma para novos autores.
Os textos a apresentar, devem ser passíveis de ser representados por 1, 2 ou 3 actores no máximo (independentemente do sexo).
Os textos não devem exceder as 1000 palavras e a dramatização/ representação destes terá uma duração máxima de 10 minutos.
Os textos devem ser enviados para zero@estacazeroteatro.com até ao dia 15 de Outubro de 2009, em documento anexo formato Word, com os dados pessoais e contactos do autor.
Mais informações em http://www.estacazeroteatro.com
A selecção será feita de acordo com a exequibilidade do texto em termos dramáticos e sua adequação à representação em espaços alternativos. Não havendo à partida compensação financeira, os textos seleccionados serão representados nacional e internacionalmente, ao longo de 2010. A autoria dos textos será referida em todos os formatos de divulgação da produção e do Estaca Zero Teatro, Associação Cultural.
ESTACA ZERO TEATRO, ASSOCIAÇÃO CULTURAL
ESTACA ZERO TEATRO é um colectivo de individualidades criativas que se movimentam no campo das artes performativas e do teatro em geral. A plataforma artística desenvolve a sua pesquisa teatral em Paranhos, numa parceria cultural com a JUNTA DE FREGUESIA DE PARANHOS, desde Agosto de 2007.
MINEIRO, co-produção com o ENTREtanto TEATRO (2007) e CIÊNCIA NA RUA ('Julgamento de Galileu' / 'Os Hemisférios de Magdeburg') co-produção com o PINTAROLAS / TOCÁ RUFAR / CENTRO CIÊNCIA VIVA ESTREMOZ / UNIVERSIDADE DE ÉVORA (2007/08) foram os projectos de lançamento da estrutura.
SERAFIM E MALACUECO (2008), a partir de 'Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama' de António Torrado, a primeira produção teatral para a infância é regularmente apresentada em diversas instituições públicas e privadas e agrupamentos escolares.
ALBA (2008), a partir de 'A Casa de Bernarda Alba', de Federico García Lorca, produção resultante da primeira residência artística ESTACA ZERO TEATRO na Gralheira, Serra de Montemuro, está actualmente em itinerância em Portugal.
ESTACA ZERO TEATRO destaca as apresentações em festivais tais como o Festa na Baixa, Centro Nacional de Cultura (2009); Fazer a Festa - Festival Internacional de Teatro, Teatro Art'Imagem (2009); Festival de Teatro Ajitar Idanha-a-Nova (2008); 28º Encontro de teatro Plebeus Avintenses (2008); e o Fórum de Cultura e Criatividade INOVA (2009).
Paralelamente à produção e pesquisa teatral, o ESTACA ZERO TEATRO organiza e orienta oficinas de teatro, destacando a E0.2 Oficina em Máscara com Nuno Pino Custódio (2009) e projectos de formação de teatro e formação de públicos com outras instituições públicas e privadas, nomeadamente, a JUNTA DE FREGUESIA DE PARANHOS, a CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA (2008/09) e a CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR (2009).
O ESTACA ZERO TEATRO é uma estrutura subsidiada pelos Apoios Pontuais 2009, MINISTÉRIO DA CULTURA / DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES.
De volta à estaca zero. Sempre!
ESTACA ZERO TEATRO
Associação Cultural
Auditório Horácio Marçal
Rua Álvaro de Castelões
4200-047 Porto Portugal
+351 916 529 041
http://www.estacazeroteatro.com
zero@estacazeroteatro.com