segunda-feira, 14 de junho de 2010

Atelier de Danças Tradicionais - Lisboa

Fundação INATEL

26 e 27 de Junho
Sábado & Domingo
Das 11H00 às 13H00 e das 14H00 às 16H00 (8 horas)

Local: INATEL, Rua da Mouraria, edifício do Amparo, 4º andar, Lisboa

Preços:
Beneficiário Associado: 50 €
Beneficiário Não Associado: 70 €

Programa:
O reencontro das culturas do mundo, poderá estar presente na música e na dança. Neste workshop, as Danças Tradicionais (de vários países) marcam a sua presença, em que se pode aprender danças a pares, em roda, em quadrilhas e em linha, na sua maioria oriundas do centro da Europa, tais como: danças a pares (valsa, scottisch, polska, moda a dois passos, etc.), danças em roda (circulo circassiano, chapelloise, valsa familiar, reels regadinho), danças em quadrilha (bourrée, viras do minho, repasseado, polkas irlandesas), danças em linha (andró, plinn, pingacho, malhão).

Estas danças tradicionais popularizaram-se sobretudo no século XIX, algumas muito conhecidas em várias geografias, fazendo hoje parte do folk tradicional de muitas regiões. Este, workshop, será dirigido por Matias e Patrícia Vieira, monitores/animadores de danças tradicionais.

Formadores:
Matias
Desde jovem que tem contacto com as danças tradicionais portuguesas. Em 2002, descobre o festival internacional de danças populares - ANDANÇAS. Com a descoberta deste grandioso evento, a entrega pelas danças tradicionais foi significativa, ano após ano. Começa a dar aulas de danças tradicionais por mero acaso e ao longo dos anos foi desenvolvendo os seus conhecimentos de danças tradicionais com vários mestres de dança em várias formações, cursos, pesquisas etnográficas, workshops e festivais em Portugal, França e Bélgica, Inglaterra, Holanda, sendo hoje um dos monitores mais activo nesta área das danças tradicionais.

Patrícia Vieira
Inicia os estudos em dança com apenas 4 anos de idade dedicando-se por 10 anos ao ballet clássico. Começa depois a diversificar o estudo de dança em várias modalidades e estilos (moderno, sapateado, contemporâneo, dança tradicional entre outras). Tem vindo a aprofundar os estudos em dança irlandesa, fazendo parte, da World Irish Dance Association através da qual começou a ensinar em 2006. No final de 2006 junta-se também ao grupo de dança contemporânea Cirpea - Corpos em Movimento onde colabora ao nível da produção e direcção de cena. Em 2008 faz parte da criação do projecto de música e dança Duetos Cruzados onde é intérprete e partilha a direcção artística. Ainda este ano integra o projecto Monte Lunai assegurando a dança nos bailes deste projecto.

Vestuário: roupa e calçado confortável

Inscrições:
Mínimo de alunos: 8
Tel.: 210 027 154
E-mail: cultura@inatel.pt
Agência de Lisboa | Rua das Portas de Santo Antão, nº 2, 2A, Lisboa