quinta-feira, 24 de junho de 2010

Programação Maus Hábitos - Porto

22 JUNHO (ter)
Conferência sobre Arte Canadiana
Os últimos 100 anos em 1 hora
Salão Nobre, 21h30

25 JUNHO (sex)
Maus Hábitos de Salão
Milonga + TangoManso - Orquesta In-Estable (concerto)
Sala de Espectáculos - 22h

Org. Liberais do Tango

Lindy Hop
Dj Set + Dança
Salão Nobre, 23h

26 JUNHO (sáb)
Alta Baixa, 1 noite, 3 casas

Peer-to-Peer
Performance interactiva sobre a relação humana vs tecnologia
Sala de Espectáculos, 21h00

Video promocional + Site

'Peer-to-Peer' resulta, em parte, da pesquisa compilada para o projecto inicial EMBRYO, em que a Associação Cultural Sem Palco se propunha investigar a relação entre o ser humano e a tecnologia.

Inicialmente visando a temática desenvolvida em obras de ficção científica, não quisemos cingir-nos a projecções do futuro já datadas, mas sim procurar entender o futuro a partir de vozes e práticas contemporâneas - o aqui e agora. Interessavam-nos, por outro lado, questões como a ciborguização galopante e a inevitabilidade da mediatização nas relações humanas. Foi daqui que partimos para a concepção de um jogo, um jogo que possa eventualmente ganhar vida própria e que se estenda para além dos seus intérpretes e programadores.
O jogo decorre em ambiente controlado e monitorizado. Todos os participantes, quer os inicialmente treinados, quer os espectadores que venham a voluntariar-se, seguem regras simples de interacção; o seu objectivo fundamental é estabelecer relações "peer-to-peer", literalmente de ponto a ponto. Onde deve traçar-se a linha entre o real e o simulado? Como reagimos e repartimos a atenção quando uma presença próxima compete com uma presença virtual? Um grupo de intérpretes. Um conjunto de peças num espectáculo. Um espectáculo que se constrói por inteligência artificial, que se modifica por inteligência artificial, construído e manipulado tanto por espectadores como por intérpretes. No palco os performers ocupam o mesmo lugar que o público. Todos podem jogar "Peer-to-Peer".

Informações e marcações para as apresentações informais:
26 de Junho | inicio 21h - Maus Hábitos (Porto) - Rua Passos Manuel 178, 4º
9/10 de Julho | inicio 22h - Auditório Estúdio PERFORMAS (Aveiro) - Teatro Avenida | Largo do Mercado, 1
11 de Julho* | inicio 18.00h - Sala Preta | ESMAE (Porto) - Rua Alegria 503
*integrado no Festival SET'10

Entrada de participantes por sessão limitada. É importante efectuar reserva.

Contactos: 918814598 | p2p@sempalco.pt