com as contadoras de histórias Laura Simms
http://www.laurasimms.com/
e
MurielBloch
http://www.murielbloch.com/
15, 16, 17 Junho 2011
No contexto do congresso WomenandtheArts: Dialogues inFemaleCreativityinthe U.S. andBeyond,
http://womenandthearts.blogspot.com/
vai decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa(FLUL) um workshop com a contadoras de histórias Laura Simms e MurielBloch. Estruturado a partir do conto “ThePigeonBride”, com uma protagonista que irá recuperar o seu amor através do contar de histórias, este workshop pretende explorar a temática da criatividade feminina no contexto da tradição oral. Trata-se de uma oportunidade de trabalhar o poder da palavra ditapela mão de duas das contadoras de histórias mais conceituadas da actualidade.
O workshop é constituído por duas sessões de trabalho e uma apresentação final, no total de 3 horas e meia — dia 15 de Junho (17h/18h30), dia 16 de Junho (17h30/19h), sala 5.2; dia 17 (18h30/19h), anfiteatro III, FLUL.
Número máximo de participantes — 20.
Valor da inscrição 40€ (20€ no acto de inscrição, com envio de comprovativo de transferência; quantia não reembolsável em caso de desistência)
Esclarecimentos: Diana Almeida // dianavcalmeida@gmail.com
Inscrições: Daniela Coelho //womenartslisbon@gmail.com
Bios
A nova-iorquina Laura Simms tem-se destacado desde final de 1960 pelas suas performances inovadoras e energéticas, que combinam os recursos dos contos tradicionais orais com uma abordagem eclética que por vezes chama outras artes para um diálogo criativo e inovador. O trabalho da artista destaca-se em múltiplas áreas, desde a recolha e compilação de histórias de várias culturas (nomeadamente dos índios nativos americanos), até à coordenação de programas de estudo em universidades sobre a arte de contar, passando por trabalho de campo em zonas devastadas pela guerra e por catástrofes naturais, onde explora o poder curativo da palavra.
A parienseMurielBloch trabalha há mais de quatro décadas a arte de contar histórias.Já organizouvários festivais internacionais que reuniram mestres da arte de narrar oriundos de diversos pontos do globo e colabora com bibliotecas, centros de cultura e museus promovendo sessões de animação e promoção da leitura. Autora de diversas antologias de contos, cujas versões reescreve para um público contemporâneo variado, Muriel tem vindo a trabalhar com diversos artistas na concepção de espectáculos que exploram as dinâmicas polifónicas entre várias linguagens. Considera-se uma recolectora da memória do mundo.